UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Jogos de realidade alternativa dão pistas sobre enigmas que entusiastas tentam solucionar em grupo pela internet

Novo gênero combina fantasia e vida real

CHARLES HEROLD
DO "THE NEW YORK TIMES"

Tudo começou com o The Beast, ainda que ninguém soubesse, então, o que era o The Beast. O Majestic tentou ganhar dinheiro com a idéia, mas fracassou. Agora eles estão novamente por aí.
Trata-se dos Alternate Reality Gaming (Jogos de Realidade Alternativa), jogos on-line para os quais pistas e enigmas são fornecidos por meio de sites, mensagens de e-mail, telefonemas, vídeos e mensagens de fax. Os jogos enviam os participantes tanto a sites verdadeiros como a sites de falsas organizações na internet. Tudo começou com The Beast, o codinome interno que a equipe de desenvolvimento deu a um jogo on-line que promovia o filme "AI - Inteligência Artificial", de 2001. Quem percebia pistas em pôsteres e nos trailers do filme podia segui-las através de uma vasta rede de sites, todos girando em torno do misterioso assassinato de Evan Chan em 2142.
Durante o período do jogo, os sites participantes mudavam ou desapareciam tão logo a história avançava em tempo real. O jogo estava repleto de enigmas notavelmente difíceis, e os jogadores logo começaram a formar grupos na internet, mais tarde reunidos na lista de discussão Cloudmakers (www.cloudmakers.org).
Logo depois do The Beast, cujo enigma foi resolvido pelos Cloudmakers em julho de 2001, veio o Majestic, um jogo disputado por assinatura, criado pela Electronic Arts com base em uma idéia bastante anterior à do The Beast. Os jogadores recebiam telefonemas ameaçadores e conversavam com personagens do jogo por meio de sistemas de mensagens instantâneas. O jogo não obteve sucesso financeiro e não ficou por muito tempo no mercado.
Apesar do fracasso, esses games inspiraram outros e existe agora um mercado próspero de jogos de realidade alternativa, como demonstram sites como www.unfiction.com, www.deaddrop.us e www.argn.com.
Muitos jogos surgiram e se foram desde o The Beast, entre os quais o Lockjaw, criado por membros da Cloudmakers, o Uncap the Ride, uma promoção da BMW na qual os que solucionassem o mistério poderiam ganhar um carro, e o Push, NV, jogo ligado à série de TV "Push, Nevada".
A realidade alternativa continua a ser uma mistura de truques promocionais e jogos criados simplesmente pelo amor ao gênero. Entre os primeiros, estão um jogo para despertar interesse sobre o videogame Tron (www.tron20.net), que será lançado em breve, e um ligado à série de TV "Alias", da ABC, no qual um agente da CIA dá ao jogador tarefas de pesquisa cada vez mais difíceis.
Já o Noahboddy e o Search4E não promovem produtos. O Noahboddy (www.noahboddy.com), que foi cancelado em meio ao seu andamento, era uma espécie de sequência do Push, NV. Muitas das pistas do jogo se referiam a anotações no diário on-line de um pastor que acredita que o anticristo (Noah Boddy) está vivendo na Califórnia.
Já o Search4E (www.search4e.org) segue os métodos do The Beast, criando uma multidão de sites com pistas e enigmas ocultos. Alguns dos enigmas existem no mundo real: um jogador contactou um site e posteriormente recebeu um pacote de livros que eram, eles mesmos, pistas para a busca por um homem chamado Ed Sobian ou Emil Sobiak. O Search4E começou em outubro. Antes de aderir, você precisa se familiarizar com um detalhado guia que descreve o progresso obtido até agora. A trama começa quando um fictício escritor de mistério, James Pitt, investiga o desaparecimento de seu vizinho Ed.
Um outro jogo, que apenas começou, é Chasing the Wish (À Caça do Desejo), que você pode conhecer em www.chasingthewish.com.
Ainda não iniciado oficialmente, o L3 (www.landau-luckman-lake.com) teve sua largada dada por e-mails que continham enigmas enviados do escritório de advocacia Landau, Luckman & Lake para diversos jogadores de realidade alternativa.
Em um mundo no qual as melhores inovações dos jogos em geral envolvem recursos gráficos vistosos, os jogos de realidade alternativa provam que continua a haver novas maneiras de contar uma história. E, enquanto outros jogos on-line unem as pessoas para uma conversa ou combate rápidos, os jogos de realidade alternativa podem criar verdadeiras comunidades on-line.


Tradução de Paulo Migliacci


Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Decisão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.