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DIVERSÃO
Jogos de realidade alternativa dão pistas sobre enigmas que entusiastas tentam solucionar em grupo pela internet
Novo gênero combina fantasia e vida real
CHARLES HEROLD
DO "THE NEW YORK TIMES"
Tudo começou com o The
Beast, ainda que ninguém soubesse, então, o que era o The
Beast. O Majestic tentou ganhar
dinheiro com a idéia, mas fracassou. Agora eles estão novamente
por aí.
Trata-se dos Alternate Reality
Gaming (Jogos de Realidade Alternativa), jogos on-line para os
quais pistas e enigmas são fornecidos por meio de sites, mensagens de e-mail, telefonemas, vídeos e mensagens de fax. Os jogos
enviam os participantes tanto a sites verdadeiros como a sites de
falsas organizações na internet.
Tudo começou com The Beast, o
codinome interno que a equipe de
desenvolvimento deu a um jogo
on-line que promovia o filme "AI
- Inteligência Artificial", de 2001.
Quem percebia pistas em pôsteres
e nos trailers do filme podia segui-las através de uma vasta rede de
sites, todos girando em torno do
misterioso assassinato de Evan
Chan em 2142.
Durante o período do jogo, os
sites participantes mudavam ou
desapareciam tão logo a história
avançava em tempo real. O jogo
estava repleto de enigmas notavelmente difíceis, e os jogadores
logo começaram a formar grupos
na internet, mais tarde reunidos
na lista de discussão Cloudmakers (www.cloudmakers.org).
Logo depois do The Beast, cujo
enigma foi resolvido pelos Cloudmakers em julho de 2001, veio o
Majestic, um jogo disputado por
assinatura, criado pela Electronic
Arts com base em uma idéia bastante anterior à do The Beast. Os
jogadores recebiam telefonemas
ameaçadores e conversavam com
personagens do jogo por meio de
sistemas de mensagens instantâneas. O jogo não obteve sucesso
financeiro e não ficou por muito
tempo no mercado.
Apesar do fracasso, esses games
inspiraram outros e existe agora
um mercado próspero de jogos de
realidade alternativa, como demonstram sites como www.unfiction.com, www.deaddrop.us e www.argn.com.
Muitos jogos surgiram e se foram desde o The Beast, entre os
quais o Lockjaw, criado por membros da Cloudmakers, o Uncap
the Ride, uma promoção da
BMW na qual os que solucionassem o mistério poderiam ganhar
um carro, e o Push, NV, jogo ligado à série de TV "Push, Nevada".
A realidade alternativa continua
a ser uma mistura de truques promocionais e jogos criados simplesmente pelo amor ao gênero.
Entre os primeiros, estão um jogo
para despertar interesse sobre o
videogame Tron (www.tron20.net), que será lançado em breve, e
um ligado à série de TV "Alias",
da ABC, no qual um agente da
CIA dá ao jogador tarefas de pesquisa cada vez mais difíceis.
Já o Noahboddy e o Search4E
não promovem produtos. O
Noahboddy (www.noahboddy.com), que foi cancelado em meio
ao seu andamento, era uma espécie de sequência do Push, NV.
Muitas das pistas do jogo se referiam a anotações no diário on-line de um pastor que acredita que
o anticristo (Noah Boddy) está vivendo na Califórnia.
Já o Search4E (www.search4e.org) segue os métodos do The
Beast, criando uma multidão de
sites com pistas e enigmas ocultos. Alguns dos enigmas existem
no mundo real: um jogador contactou um site e posteriormente
recebeu um pacote de livros que
eram, eles mesmos, pistas para a
busca por um homem chamado
Ed Sobian ou Emil Sobiak. O
Search4E começou em outubro.
Antes de aderir, você precisa se familiarizar com um detalhado guia
que descreve o progresso obtido
até agora. A trama começa quando um fictício escritor de mistério, James Pitt, investiga o desaparecimento de seu vizinho Ed.
Um outro jogo, que apenas começou, é Chasing the Wish (À Caça do Desejo), que você pode conhecer em www.chasingthewish.com.
Ainda não iniciado oficialmente, o L3 (www.landau-luckman-lake.com) teve sua largada
dada por e-mails que continham
enigmas enviados do escritório de
advocacia Landau, Luckman &
Lake para diversos jogadores de
realidade alternativa.
Em um mundo no qual as melhores inovações dos jogos em geral envolvem recursos gráficos
vistosos, os jogos de realidade alternativa provam que continua a
haver novas maneiras de contar
uma história. E, enquanto outros
jogos on-line unem as pessoas para uma conversa ou combate rápidos, os jogos de realidade alternativa podem criar verdadeiras
comunidades on-line.
Tradução de Paulo Migliacci
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