São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008

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Você é a propaganda

Agências de publicidade utilizam redes sociais, blogs e vídeos para que você transmita, espontaneamente, as mensagens que elas querem passar

CAMILA RODRIGUES
DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Você está prestes a ser infectado por um vírus que faz com que você passe adiante mensagens e vídeos, simplesmente porque gostou do conteúdo deles. Mas, por trás da iniciativa, estão agências de publicidade, que investem em uma estratégia chamada marketing viral.
Divulgadas em blogs, fóruns e redes sociais, como o Orkut, as campanhas têm como objetivo espalhar um conteúdo boca a boca -nesse caso, link a link.
"As pessoas não acreditam mais em propagandas. Elas acreditam em outras pessoas", afirma Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência.
Apesar de amplamente utilizadas, somente 15% das campanhas de marketing viral atingiram seus objetivos, segundo estudo da Jupiter Research publicado em outubro último.
As empresas ainda estão aprendendo a utilizar esse tipo de mídia, avalia Marcos Telles, coordenador geral de cursos da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). Ari Meneghini, diretor-executivo do IAB (Interactive Advertising Bureau Brasil) acredita que é preciso melhorar. "Tem muito publicitário achando que qualquer videozinho no YouTube vai ser viral."

Pela culatra
Há duas semanas, um funcionário da agência Riot enviou uma sugestão de pauta para o blog Futepoca (www.futepoca.com.br) sobre a recuperação do jogador Ronaldo. Havia indicações de como o post deveria ser escrito e insinuações sobre uma possível parceria se ele fosse publicado.
A equipe do Futepoca condenou a prática. "Se a blogosfera quiser ser tratada como uma mídia responsável, deve se preocupar e discutir sua relação com a publicidade", escreveu Glauco Faria no blog.
"O Futepoca agiu corretamente ao publicar o e-mail, e o funcionário em questão não trabalha mais conosco", diz Pedro Ivo Resende, diretor da Riot.
Veja nesta edição o que blogueiros pensam sobre posts pagos e conheça algumas ações de marketing viral que envolvem games e filmes.


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