São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novidades do iPhone devem atrair usuários

KATE GREENE
DO "TECHNOLOGY REVIEW"

Com sua tela sensível fácil de usar, o iPhone é o queridinho da indústria do celular. Agora a Apple fez um anúncio que vai intensificar o apelo do telefone.
A empresa revelou um pacote para o portátil que permite que ele trabalhe bem com softwares corporativos, abrangendo e-mail e programas para sincronização de dados entre aparelhos.
E, o crucial, a Apple divulgou as instruções para o hardware do iPhone, oferecendo um kit de desenvolvimento de software (SDK) que permite a programadores de fora da empresa criar aplicações.
Qualquer um que use um iPhone logo irá se beneficiar das novas capacidades. "É um grande negócio", disse Ken Case, presidente-executivo do Omni Group, uma companhia que desenvolve softs para o Mac OS. "O que o SDK significa é a oportunidade de desenvolver softwares que as pessoas têm pedido desde que o iPhone foi anunciado."
Alguns dos softs que os primeiros hackers de iPhone desenvolveram, como jogos, mostram o potencial do SDK. Christopher Allen, por exemplo, tem a intenção de escrever um programa que filtre as mensagens conforme a posição do telefone. Colocar seu iPhone horizontalmente na mesa pode indicar que você só quer receber chamadas relacionadas ao seu trabalho.
Contudo, disse Allen, não está claro até onde irão as informações que os programadores terão acesso. O SDK já está disponível para download, mas os aplicativos de terceiros não estarão disponíveis antes de junho, quando a Apple lança o update para o sistema 2.0.
Quando isso ocorrer, vai ser possível baixar os programas pelo iTunes. Allen acredita que a Apple os promoverá de acordo com a popularidade, "o que significa que a qualidade vai vencer". "E isso não ocorre com o mundo do celular: a qualidade não está lá."


Tradução de GUSTAVO VILLAS BOAS


Texto Anterior: Vídeo: TiVo vai levar para a TV vídeos do YouTube
Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.