São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Smartphone tem GPS e teclado

RECURSOS > TyTN II, da HTC, tem duas câmeras, tela sensível ao toque e 128 Mbytes de memória RAM

EDUARDO MARQUES
CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Avaliamos, neste teste, o smartphone TyTN II, da empresa de origem taiwanesa HTC. O aparelho vem equipado com um processador de 400 MHz, 256 Mbytes de ROM, 128 Mbytes de RAM e entrada para cartões microSD.
Utiliza o sistema operacional Windows Mobile 6 Pro, possui câmera fotográfica de 3 Mpixels com foco automático, conectividade em redes 3G, Wi-Fi e Bluetooth, tela sensível ao toque de 2,8 polegadas, GPS (para localização pessoal e gerenciamento de rotas) e teclado.

Telefone
A tela sensível ao toque e a discagem inteligente, que atua procurando entre os números da agenda ou de ligações recebidas a partir do momento em que se começa a inserir um número, tornam o uso das funções como telefone celular bastante simples. O manual do aparelho, em português, é bastante completo.

Recursos
O TyTN II possui teclado deslizante no formato QWERTY, com luz que facilita o uso no escuro. O teclado é pequeno, mas oferece melhor conforto para inserção de dados do que o teclado virtual ou pelo sistema de reconhecimento de caracteres com uso da caneta.
Por seguir o mesmo layout de um teclado tradicional, a familiarização com ele ocorre em pouco tempo e torna melhor a interação com o aparelho. A tela do smartphone é de 2,8 polegadas e tem resolução de 320x240 pixels (padrão QVGA) -que pode não ser aceitável para navegação na internet, já que os sites perdem a sua formatação ou ficam com rolagem horizontal.
O TyTN II possui a tecnologia touchflo, que melhora a precisão dos toques na tela diferenciando a manipulação por uma caneta ou com a ponta dos dedos. O smartphone possui duas câmeras integradas: uma, de 0,3 Mpixel, destinada a videochamada na rede 3G; outra, de 3 Mpixels, para tirar fotos e gravar vídeos.
O foco é automático. O zoom digital é de até 8x. Os recursos só estão disponíveis quando a resolução das fotos é ajustada para menor do que 2 Mpixels. A resolução das fotos pode variar de 160x120 até 2.048x1.536 pixels. Apesar da maior opção conter 3 Mpixels, a qualidade não é satisfatória em relação a câmeras mais sofisticadas.
O vídeo pode ser gravado com som a uma resolução de 352x288 pixels e a uma taxa de 20 quadros por segundo. A ausência de flash ou luz auxiliar impede que fotos ou gravações sejam realizadas de modo satisfatório.
Um recurso de destaque é a presença de um receptor GPS (sigla para Sistema de Posicionamento Global). Diversas aplicações tiram proveito desse recurso, abrangendo, principalmente, softwares para navegação, como o Google Navigator, utilizado na avaliação.
Durante o teste, verificamos que o GPS funcionou de modo adequado em ambientes abertos e com bom clima. Para melhorar o desempenho do GPS nos casos onde o sinal é fraco, a HTC colocou suportes a uma antena externa por meio de um conector RF específico e ao GPS assistido (aGPS), que usa a rede de telefonia celular para obter dados sobre localização espacial do aparelho.
Um recurso interessante é o que permite associar a localização geográfica às informações descritivas de uma imagem (no formato Exif, usado para especificar atributos de uma imagem) que foi fotografada com o auxílio do GPS.
Essa característica possibilita que o usuário associe, por exemplo, fotos diretamente a um lugar no Google Earth. Em sintonia com as funções do smartphone está o Windows Mobile 6 Pro em português, que permite manter dados dos aplicativos de e-mails, contatos, tarefas e documentos sincronizados com um PC através de USB ou Bluetooth. O acesso à internet é feito via Wi-Fi ou rede de telefonia.
Alguns aplicativos úteis estão no pacote de softwares, como o Office Mobile, o Adobe Reader LE, um gerenciador de ZIP, um scanner de cartões de visita, o Windows Media Player e o Messenger.
Foram feitos exaustivos testes analisando a execução simultânea do Skype, do navegador Opera e do MSN Messenger. O desempenho e a estabilidade do sistema operacional foram muito bons.

Conclusão
O HTC TyTN II se destaca pelo tamanho pequeno e se apresenta como um dos smartphones mais completos do mercado. O aparelho não é tão leve e tem uma tela pequena, mas consegue integrar muitos recursos de maneira equilibrada. Com preço sugerido de R$ 1.999, a relação custo/benefício é boa, uma vez que esse é um dos poucos smartphones que vem com um teclado embutido.


EDUARDO MARQUES é doutor pela Escola Politécnica da USP e docente do ICMC-USP. CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR. é bacharelando pelo ICMC-USP


Texto Anterior: Service pack 1: Pacote está disponível, mas sem grandes mudanças
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Converta clipes para o iPod
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.