São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

SOM DIGITAL

Ouça suas músicas favoritas no computador

Guia do MP3 - saiba como ouvir e gravar música digital

Folha Imagem
Toca-MP3 Rio 500, da Diamond Multimedia


FRANCISCO MADUREIRA
da Reportagem Local

Em 1987, os criadores do formato MP3 mal deveriam saber que estavam revolucionando o mundo da música. Sua invenção seria capaz de compactar os arquivos de som, reduzindo seu tamanho em mais de dez vezes sem que eles perdessem tanta qualidade.
Exemplo: uma música de quatro minutos em formato WAV (padrão do "Windows") e qualidade de CD pode atingir 50 Mbytes. Em MP3, esse valor se aproxima dos 4,5 Mbytes.
Com a difusão da Internet e o avanço dos recursos multimídia, o padrão MP3 facilmente dominou a rede, em detrimento dos arquivos em RealAudio, que, mesmo permitindo "streaming" -transmissão ao vivo pela rede-, perdem qualidade sonora.
Para conseguir usufruir dos arquivos MP3, o usuário precisa apenas de uma placa de som, um programa que seja capaz de tocar MP3 e espaço em disco a gosto.
Outro detalhe: uma boa conexão com Internet é desejável, já que a maior parte dos arquivos é obtida pela rede. Para ilustrar, o download de uma música de 5 Mbytes com um modem de 56 Kbps pode demorar entre 20 e 40 minutos, dependendo da qualidade de sua conexão.
Só há uma ressalva para os iniciantes no assunto: os programas que tocam MP3 utilizam a saída de áudio comum de seu micro. Ou seja, você não poderá ouvir simultaneamente efeitos sonoros do "Windows" ou qualquer outro som que utilize essa porta, como os arquivos padrão WAV ou RealAudio.

Som na caixa
Com uma placa de som e um par de caixas acústicas, já dá para começar a brincar. Você só precisa de um programa que toque os arquivos MP3 no computador.
Pegue na sua prateleira alguns discos para alimentar a vitrola. Para isso, nada melhor que a Internet -com o "Napster", programa que compartilha arquivos entre internautas, é possível acessar uma infinidade de músicas.
Outra forma de encontrar MP3 na Internet é usando os mecanismos de busca, como o AltaVista (www.altavista.com) e o Lycos (http://music.lycos.com/mp3/), que dispõem de seções especiais para localizar arquivos.
Também é possível transformar suas próprias músicas ou CDs para o formato MP3.
Se você tem um gravador de CDs, logo notará a economia de espaço -enquanto um CD comum tem cerca de 70 minutos, um CD com músicas em MP3 pode comportar mais de 600 minutos de som.



Próximo Texto: Personalize seu toca-MP3
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.