São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOM DIGITAL

Aproveite seu micro para criar arquivos MP3

da Reportagem Local

O computador trouxe bem mais que uma gráfica para dentro de casa. Com o advento do formato MP3, o micro pode ser usado como um verdadeiro estúdio.
Transformar uma música para o formato MP3 é muito simples: basta contar com alguns minutos e com programas que leiam e convertam os diversos formatos de áudio digital.
Um excelente programa para isso é o "MusicMatch Jukebox 5.0". Ele converte as músicas do CD para o formato MP3 e ainda grava CDs a partir de músicas que você tenha em seu disco rígido.
Conheça a seguir alguns tipos de programas que convertem arquivos de som. Dica: você pode encontrá-los em sites de MP3.

"Ripper"
O "Ripper" é um programa que converte músicas de um CD -no formato formato CDA- para a extensão WAV, padrão do "Windows". Cada minuto de áudio corresponderá a aproximadamente 10 Mbytes.

"Encoder"
Com o "Encoder", é possível compactar o arquivo WAV para o formato MP3. Para cada minuto de música teremos apenas um Mbyte, sendo que a qualidade de som permanece semelhante.
Agora você pode utilizar um player para escutar suas músicas ou transferi-las para sites que divulgam o trabalho de artistas independentes.

"Decoder"
O "Decoder" retorna um arquivo MP3 para o padrão WAV. Motivo: os softs mais comuns de gravação de CDs só aceitam criar um disco de música -compatível com os aparelhos de som- a partir dos arquivos WAV. (FM)



Texto Anterior: LG permite levar arquivos
Próximo Texto: Conheça páginas sobre MP3
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.