São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garimpe para achar jóias

MARCELO OROZCO
do "Notícias Populares"

Entrar no emaranhado de sites de MP3 não exige muito mais que uma rápida passagem por algum serviço de busca. A diversão começa daí em diante: o que escolher.
Sobram opções com músicas "do momento". Ótimo para quem não quer se dar ao trabalho de ir a uma loja de discos ou ligar o rádio. E péssimo para gravadoras.
Mas o melhor lado do mundo dos MP3 é proporcionar a fuga do óbvio, um garimpo por coisas desconhecidas ou raras, cujo acesso seria quase inexistente em outras formas.
Baixar um MP3 de um site gratuito dá a ilusão de adquirir música sem gastar um tostão (desde que se desconsidere, pelo menos, impulso telefônico e energia elétrica).
Em uma loja de discos, poucos se dispõem a gastar dinheiro no escuro com um CD. Existe sempre o receio de que seja um lixo total que terá lugar eterno na estante, caso o infeliz comprador não consiga passá-lo adiante. Com o MP3, dá para arriscar. Se a música for ruim, a tecla delete está sempre à mão.
Um exemplo: a curiosidade fala mais alto ao se deparar com MP3 de uma banda de rock alternativo do Chile chamada Mosca de Bar. Após ouvir uma das músicas, há uma sensação que mistura "é só isso?" com "ainda bem que não comprei o disco".
Só no terreno do rock, há sites de fácil acesso com demos e lançamentos de gravadoras independentes.
O www.listen.com é bom para quem gosta de alguma coisa e quer descobrir outras parecidas (e, de clique em clique, pode acabar conhecendo material muito diferente do ponto de partida) porque dá referências de artistas similares.
Outros com ótimos índices para artistas independentes são o www.iuma.com, www.insound.com e o www.mp3.com. Além de conhecer novidades, o MP3 permite acesso ao lado menos conhecido de gente mais famosa. Alguns até incentivam, como a banda americana Pearl Jam.
O www.allthoseyesterdays.net funciona com a bênção do Pearl Jam. Traz faixas raras, gravações descartadas de músicas que foram lançadas oficialmente e shows inteiros.
E páginas de fãs trazem mais raridades. Um dos mais suculentos é o http://surf.to/websounds, sobre o grupo americano Beach Boys. Nele está o que teria sido o álbum "Smile", que virou lenda na história do rock ao ser cancelado em 1967, nos estágios finais de produção.
Depois da obra-prima "Pet Sounds" em 1966, Brian Wilson, o líder dos Beach Boys, queria superá-la com "Smile".
Mas, em um acesso de desvario causado pela audição de "Sgt. Pepper's", dos Beatles, tentou destruir todas as fitas por achar que seu trabalho estava inferior. O que foi salvo circulou espalhado em discos piratas até ser centralizado nos 18 MP3 do site Websounds.


Texto Anterior: Conheça páginas sobre MP3
Próximo Texto: Glossário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.