São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metallica processa Napster

free-lance para a Folha

No dia 13 de abril, a banda norte-americana Metallica abriu um processo contra a empresa Napster, que produz um software para a troca de arquivos MP3.
Lars Ulrich, o baterista e líder do grupo, lançou um comunicado à imprensa informando que sua banda considera o intercâmbio de músicas pela Internet tráfico de mercadorias roubadas, já que não há pagamento de direitos autorais cada vez que um arquivo em MP3 é copiado.
Segundo a banda, como o programa da Napster é feito para esse tipo de transação, também deve ser tido como ilegal.
Os advogados do Metallica afirmam que a banda está tendo um prejuízo de mais de US$ 10 milhões. O valor é baseado na quantia pedida pela associação das gravadoras dos EUA (Riaa) no processo que move contra a mesma Napster: US$ 100 mil por cada música pirateada.

Advertência
Outros músicos americanos, como os das bandas Goo Goo Dolls e Offspring, já ameaçam seguir o caminho do Metallica.
O rapper Doctor Dre, por exemplo, fez uma advertência à Napster: se suas músicas não fossem retiradas do sistema até o dia 21 de abril, ele também abriria um processo. Não adiantou.
No dia 22, elas ainda estavam lá, prontas para download.
(ALEXANDRE VERSIGNASSI)


Texto Anterior: Sepultura apóia ação de fãs
Próximo Texto: Rede internacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.