São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURSO RÁPIDO
Segunda aula de "JavaScript" ensina dicas e truques para personalizar suas páginas na Internet
Aprenda a criar caixas de mensagem

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha

Dando continuidade ao curso de como melhorar a home page, a aula de hoje trata também da linguagem "JavaScript".
A idéia é mostrar ao interessado como exibir caixas de mensagem ao carregar ou abandonar uma home page e como modificar as características de uma página em "HTML" com a alteração dos valores padrão de algumas de suas propriedades.
Quando uma página é carregada, um evento chamado Load é associado a ela, e, da mesma forma, o evento unLoad é associado quando ela é abandonada. Usando, respectivamente, os gerenciadores de eventos onLoad e onUnload é possível ativar rotinas específicas para ser executadas nessas situações.
Esses gerenciadores de eventos devem ser especificados no comando Body para chamar uma rotina ou função. Toda página tem de ter apenas um dos eventos especificados ou os dois. Nesse caso, basta inserir os dois gerenciadores separados por um espaço.
Tome cuidado para não digitar errado as aspas, que devem ser simples dentro da função Alert e duplas envolvendo o comando.
Esses gerenciadores de eventos podem ser especificados no comando Body para chamar uma rotina ou função. Veja o próximo exemplo, em que a função alert é executada no carregamento e descarregamento da página:
body onLoad="alert("Olá')" onUnload="alert("Até logo!')"
Embora o efeito seja atraente, se você colocar caixas de mensagens em muitas páginas do seu site, o usuário acabará se aborrecendo. Ou seja, use esse recurso para exibir mensagens ocasionais.
Quando uma página é carregada, ela cria um objeto chamado Document, que tem várias características ou propriedades, entre elas cor, altura e largura. Algumas propriedades são comuns a quase todos os objetos de uma página. Outras são específicas de um determinado objeto.
Por exemplo, o objeto Document possui as propriedades title, que contém o título da página que aparece no alto da janela, BgColor, que armazena a cor de fundo da janela, FgColor, que armazena a cor do texto, LinkColor, que armazena a cor dos links da página etc. Para mudar ou acessar o valor de uma propriedade, use a sintaxe abaixo: Objeto.propriedade
Por exemplo, document.BgColor retorna o valor da cor de fundo do documento. Para alterar o valor, basta usar o sinal de igualdade após a propriedade e atribuir o novo conteúdo. Para alterar a cor de fundo para vermelho, é possível usar o comando: Document.BgColor="red'
Conhecendo essas características do objeto Document, é possível usar o gerenciador de eventos onClick para alterar a cor de fundo da janela, ao clicar em um botão ou caixa de marcação.
O próximo exemplo muda a cor de fundo para azul quando algum objeto associado a onClick for clicado.
Exemplo:
ONCLICK="document.bgColor="blue'"
Os códigos de cores utilizados pela linguagem "JavaScript" são os mesmos usados pela linguagem "HTML". Você pode optar por usar os códigos de cores expressos em valores hexadecimais como "#ff0000" ou optar pelo nome das cores, expresso em inglês.
Das mais de 200 cores disponíveis, menos de 20 possuem nome. As demais devem ser expressas com seu código hexadecimal. Veja a seguir os principais nomes das cores: preta=black, cinza=grey, azul=blue, vermelho=red, amarelo=yellow, verde=green, magenta e cyan.
Na última lição desta série, o leitor vai conhecer um local na Internet no qual vai obter textos, listagens, tabelas de cores e vai poder receber as lições por e-mail.



Texto Anterior: Função da pasta de download
Próximo Texto: Dicas ajudam a mudar cor e botões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.