São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo de outro vídeo é nova moda da rede

JOHN CARNEY
DO "NEW YORK TIMES"

A maioria dos vídeos publicados no catálogo on-line YouTube envolve a demonstração de talentos estranhos, como de um jovem dando piruetas para trás, talentos privados, como os que filmam a si mesmos, ou talentos alheios, como clipes do programa "Saturday Night Live", rapidamente removidos pela equipe do site.
Na última safra, um novo estilo, mundano e pós-moderno, emergiu: pessoas publicando vídeos de si mesmas assistindo a outros vídeos do YouTube.
Em um deles, uma jovem, pizelle2, assiste a imagens de outro usuário do YouTube que, por sua vez, assiste ao vídeo de outro usuário e assim por diante até ser exibida uma cena de uma habitante de Wausau, do Estado norte-americano de Wisconsin: uma mulher de 24 anos chamada Nornna. Ela aparece fazendo coisas comuns, como preparando um sanduíche ou assistindo à TV, e seus fãs publicam vídeos de si mesmos assistindo aos vídeos dela. É um círculo de espectadores de Nornna, de possibilidades sem fim. Quem sabe até alguém publique um vídeo de si mesmo lendo um artigo sobre vídeos de outros vídeos.


Tradução de Mariana Barros


Texto Anterior: Onipresente: Culinária, espaço e notícias estão on-line
Próximo Texto: TV comum responde com nova tecnologia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.