São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FENASOFT 2000
Tecnologia WAP é a vedete do Anhembi, onde provedores estão anunciando serviços e aquecendo as turbinas da rede sem fio
Teste os recursos da Internet no celular

FRANCISCO MADUREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fenasoft 2000, maior feira de informática do país, é a atração do ano para os fãs de James Bond e seus aparatos tecnológicos, ou então para quem não perdia o McGyver aos domingos.
A feira deste ano é uma prova de que a Internet realmente saiu do computador e agora quer invadir o telefone celular e até a geladeira. Coisa de cinema.
Vedete da feira, a tecnologia WAP -que permite usar o telefone celular para acessar a Internet- está presente nos maiores estandes e será foco de atenção dos principais provedores de acesso e conteúdo.
Com um celular habilitado para se conectar à Internet, você pode ler notícias, checar a conta bancária e a cotação do dólar, consultar sinopses dos filmes que estão em cartaz e escolher o cinema mais próximo de onde você está.
Em geral, são esses os serviços oferecidos pelas operadoras. O usuário também encontra acesso a e-mail em alguns portais, e a compra de ingressos para espetáculos em breve estará disponível.
Portais como Folha Online, iG, Starmedia, Super11.net e Terra estão mostrando as vantagens que o usuário de um celular WAP tem. Em seus estandes, o visitante pode conferir os serviços e acompanhar as novidades que os provedores de conteúdo trouxeram à feira.
A Folha Online, que desde março oferece noticiário WAP, apresenta a cara nova de seu portal na feira, além de anunciar novas parcerias com Telesp Celular (SP) e Telefônica Celular (RJ). Canais como Brasil, Dinheiro, Mundo e Ilustrada podem ser acessados em português, inglês e espanhol.
"Com o avanço da tecnologia WAP, o celular poderá identificar a localização do usuário e informar qual é o melhor caminho entre ele e um restaurante", diz Ibsen Spartacus, diretor de desenvolvimento de negócios do provedor gratuito Super11.net.
Mas essas vantagens podem demorar um pouco a chegar à realidade do usuário. "Os telefones ainda estão chegando, e essa é uma nova plataforma para a Internet, onde ainda há muito a percorrer", completa Spartacus.

Simulação
O provedor gratuito iG, por exemplo, montou uma redação em seu estande para simular a produção de notícias de seu serviço WAP.
Segundo o vice-presidente de operações do provedor, Fabian de La Rúa, por enquanto, o acesso ao portal WAP do iG é gratuito. A partir de setembro, no entanto, o usuário terá de pagar uma taxa de aproximadamente R$ 5.
Quem passar pelo estande do provedor Terra verá o lançamento do serviço WAP, com canais de notícias, tempo, esporte e diversão, por exemplo. Todo o conteúdo será focado no dia-a-dia de quem usa o telefone celular e muitas vezes não tem tempo de parar na frente de um computador.
Haverá notícias atualizadas durante todo o dia sobre economia, esportes, informática e diversão, além de serviços de meteorologia, horóscopo e finanças.
O provedor de acesso gratuito Super11.net também apresenta as suas soluções WAP na feira. Uma delas é acessar o webmail diretamente do celular. Mesmo quem não for usuário do portal poderá se cadastrar e conseguir um e-mail diretamente do telefone. Além de notícias, o portal traz um conversor de moedas.


Texto Anterior: Fenasoft entra na era do sem fio
Próximo Texto: Quanto custa usar rede sem fio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.