São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP
Epson Stylus 2500 reúne em um único equipamento as funções de scanner, impressora, fax e copiadora
Máquina é indicada para falta de espaço

ARMANDO FORTUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quem trabalha em escritório tem de conviver, frequentemente, com equipamentos que realizam diferentes tarefas, entre eles scanner, impressora e máquinas copiadoras. Cada um requer espaço no escritório e manutenção separada. Apesar de não representar um inconveniente muito grande em firmas maiores, em espaços pequenos isso pode atrapalhar.
A Epson Stylus 2500 visa atender a quem prefere ter todos os periféricos reunidos em uma só máquina. É um equipamento que reúne as funções de scanner de mesa, impressora e copiadora coloridas. Acompanha o equipamento um excelente programa que permite ao usuário controlar as funções disponíveis diretamente do computador.
Fisicamente, o produto é pequeno, mas um pouco mais alto que uma copiadora pessoal. Permite digitalizar imagens em papel do tipo A4. Possui um painel de controle para operação autônoma e interfaces USB e paralela para conexão com o computador.
O painel de controle contém os comandos normalmente encontrados em copiadoras, entre eles o de redução ou ampliação do tamanho da imagem e seleção do número de cópias.
Nos testes, foi utilizada a interface USB de um micro com chip AMD K6-2 de 433 MHz e 128 Mbytes de memória.
Internamente, a Stylus 2500 possui um scanner de 640x2.400 ppp (pontos por polegada) com 36 bits de cor. A resolução máxima da impressora é de 1.440x 720 ppp, com tecnologia jato de tinta e cartuchos preto e colorido.

Manuais
A instalação da Stylus 2500 não apresentou dificuldades. O manual que acompanha o produto inclui um guia rápido de montagem e instalação e o guia do usuário, ambos em inglês. O guia apresenta muitas ilustrações, facilitando a montagem.
O material descreve apenas os aplicativos de controle da impressora e os cuidados operacionais.

Operação
A máquina pode ser operada no modo autônomo ou também conectada e controlada por um microcomputador. Além disso, há uma função interessante, que é a de permitir a digitalização de um documento e o seu envio por fax, utilizando um modem instalado no microcomputador.
Outras funções interessantes incluem a possibilidade de digitalizar imagens para enviar via e-mail e digitalizar texto para, posteriormente, convertê-lo em arquivos por meio de um OCR (optical character recognition).


Armando Fortuna é PhD em ciências da computação pela Universidade de Manchester. É docente do ICMC-USP.
E-mail: fortuna@lcad.icmc.sc.usp.br


Texto Anterior: Panorâmica: CD-ROM "Folha 2000" está disponível no mercado
Próximo Texto: Soft de OCR reconhece com rapidez
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.