São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Listas de favoritos traçam novos caminhos na internet

ESPECIAL PARA A FOLHA

Marcar e compartilhar sites para futuras visitas são atividades que representam um tipo de mapeamento bastante útil nas perambulações pela internet. Com o surgimento de serviços e de programas que funcionam diretamente na internet, por meio da Web 2.0, esses sistemas expandem suas possibilidades e se tornam verdadeiros atlas de favoritos, disponíveis em qualquer computador conectado à rede.
A possibilidade de criar tags (etiquetas ou rótulos) transforma o ato de mapear em uma atividade classificatória que se ajusta às preferências pessoais e coletivas. Diferente das categorias fixas dos diretórios, que organizam e classificam as informações de forma hierárquica (taxonomia), o ato de taggear se associa às manifestações populares (folksonomia).
O mais interessante desses sistemas é justamente a possibilidade de criar categorias livremente, dando nomes aos tags e criando conexões entre eles. Pode-se dizer que a era dos mapas por taggeamento é a era dos dialetos das tribos.
Entre os mais populares mapas de sites favoritos, estão o Del.icio.us e o Digg (www.digg.com).
O Del.icio.us se baseia na utilização de etiquetas e permite a visualização de várias maneiras -como lista, bloco, em ordem alfabética, por freqüência ou ainda agrupando várias tags em pacotes (bunddles). Além disso, indica outras pessoas que salvaram o mesmo link. Navegando pelos links de outros usuários, é possível descobrir sites do mesmo tipo e incluí-los na sua lista de endereços preferidos. Bem divertido é o sistema de visualização Delicious Mind Map Maker (maps. pietrosperoni.it/delicious/ makemap.html), um programa que produz uma visualização das entradas do serviço Del.icio.us.
O Digg é um sistema que potencializa o conceito de inteligência coletiva ao propor que a comunidade vote nas notícias anexadas. Além disso, permite descobrir, compartilhar e salvar novas notícias de acordo com o interesse pessoal. (LL)


Texto Anterior: Caminhos virtuais
Próximo Texto: Construa seus próprios caminhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.