São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Construa seus próprios caminhos

ESPECIAL PARA A FOLHA

Os sonhos de uma cartografia coletiva, gerada por comunidades e pessoas de carne e osso, já se materializaram na Web 2.0.
Se você se diverte visitando sites de relacionamento, vai gostar de dar uma passeadinha pelo 43 Places (www.43places. com) e, quem sabe, até entrar na brincadeira e listar seus destinos de sonho. O site é bem-organizado, mostra histórias de pessoas que foram para o lugar desejado e oferece dicas sobre cada um deles.
Além de montar sua lista, você pode contribuir adicionando tags, incluindo informações sobre lugares conhecidos e fazendo uploads de imagens.
Uma versão que mistura o 43 Places com o Google Maps permite visualizar os pontos (www.43 places.com/places/ map/?browse=1).
Que tal fazer mapas com os caminhos que você faz todo dia ou em viagens e aventuras? Experimente o GPS Visualizer (www. gpsvisualizer.com). Trata-se de uma ferramenta de desenho de mapas de percursos realizados, fornecendo, a partir de dados de GPS, endereços de ruas ou até mesmo coordenadas geográficas.
Superdivertido, gratuito e fácil de usar, o utilitário é um estímulo para realizar os mapeamentos propostos pelos situacionistas. Movidos pelo slogan "a vida como obra de arte", o grupo intelectual francês que agitou os anos 60 e 70 propunha a realização de mapas de perambulações (para saber mais sobre esses pensadores e artistas, visite www.rizoma.net/ interna.php?id=130& secao=potlatch). (LL)


Texto Anterior: Listas de favoritos traçam novos caminhos na internet
Próximo Texto: Andar por aí
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.