São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Na periferia

UTILIDADE Aparelhos que complementam as tarefas dos computadores ficam mais sofisticados e podem se comunicar sem fios; muitos dispensam o uso do micro

GUSTAVO PETRÓ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Periférico é um termo usado para identificar qualquer equipamento ou acessório do computador que seja conectado a ele e que ajude na realização de tarefas. O teclado, o mouse, a impressora e o scanner são alguns exemplos.
Existem três tipos de periférico: de entrada (que enviam informações para o computador, como o teclado e o microfone); de saída (que recebem informações do micro, como o monitor e a impressora); e mistos (que enviam e recebem informações, como drives de CD e telefones VoIP).
Nesse universo, há uma enorme variedade de produtos que oferecem recursos diferentes do habitual. Um exemplo é o StealthSwitch, um botão que é acionado com o pé e serve para trocar as telas do micro sem que o movimento seja percebido -pelo chefe, por exemplo.
A câmera wireless WVC54G, da LinkSys, funciona tanto para bate-papos quanto para a segurança doméstica. Não utiliza fios nem precisa se conectar ao computador para funcionar, pois tem um servidor próprio. Um sensor de movimento permite, por meio da internet, verificar se alguém entrou indevidamente na sua casa de onde você estiver.
Outro aparelho que não precisa do micro é a impressora SPP-2040, da Samsung. Por meio de máquinas fotográficas digitais e telefones celulares com conexão Bluetooth, é possível descarregar as imagens e imprimi-las. Ela apresenta, ainda, uma pequena tela onde é possível observar a imagem antes de colocá-la no papel para corrigir defeitos como olhos vermelhos e iluminação e editar seu tamanho. De acordo com a fabricante, é possível imprimir fotos com alta qualidade em apenas um minuto.
Já faz algum tempo que o conjunto teclado e mouse não precisa mais se conectar por meio de fios para funcionar com um computador. Ao lado disso, facilidades são agregadas ao periférico, como ocorre com o MX 3100, da Logitech. Ele apresenta teclas de atalho para abrir e mostrar seu status em comunicadores instantâneos, para navegar em sites, para reproduzir e para gravar CDs e DVDs. O mouse que acompanha o produto também dispensa o uso de fios.

Evite descuidos
Se, no trabalho, assim que seu chefe sai da sala você logo acessa sites indevidos, conversa sem parar nos comunicadores instantâneos e joga games, tome cuidado para não ser pego em flagrante.
Para isso é bom ter o StealthSwitch, um periférico, conectado ao micro por meio da porta USB, que é colocado ao lado do seu pé, embaixo da mesa. Em um momento de risco, você pisa em cima dele e tudo o que é indevido desaparece da tela, permanecendo apenas o conteúdo do trabalho. Depois de instalar o programa, é possível configurá-lo para esconder janelas como as do MSN ou as de jogos.


Texto Anterior: Canal aberto
Próximo Texto: Quadrlog
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.