São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIBERMODA

Roupa traz controle integrado de acessórios

Jaqueta com toca-MP3 e celular embutidos é futilidade versátil

João Wainer/Folha Imagem
Modelo mostra controle remoto de jaqueta eletrônic da Philips


DA REPORTAGEM LOCAL

Imagine-se andando na rua, de jaqueta, ouvindo música com seu walkman de MP3. O celular vibra. Então, em vez tirar os fones e pegar o aparelho no bolso, você apenas aperta um botão, acoplado à sua roupa, e atende à chamada. O som vem pelos fones de ouvido, e você pode falar tranquilo, já que há um microfone na sua gola.
Essa é a proposta das jaquetas da linha ICD (sigla em inglês para divisão de roupas industriais), desenvolvida pela fabricante de roupas Levi's e pela de equipamentos eletrônicos Philips. Elas trazem celular e toca-MP3 embutidos.
A Folha testou um modelo da coleção outono-inverno, o mesmo que foi vendido no final do ano passado em apenas alguns países da Europa -não há previsão de lançamento no Brasil.
O diferencial dessa linha de jaquetas está em seus circuitos. Os fios que conectam os equipamentos passam por dentro do tecido, o que permite acioná-los por um controle remoto -suspenso na altura das costelas.
Com ele, dá para ligar o walkman e selecionar as músicas. Outro botão do controle aciona o telefone, também embutido, e serve para atender a chamadas. Como o celular aceita comandos de voz, dá para fazer ligações só com o microfone de lapela.
Também é possível retirar o telefone e o walkman -que toca cerca de 30 minutos de música- e usá-los normalmente.
Enfim, esse tipo de roupa pode ser agradável para quem passa muito tempo na rua e, principalmente, sente prazer em consumir qualquer traquitana tecnológica. Mas, enquanto for vendido por US$ 1.000 (o equivalente a seis toca-MP3 nos EUA), deve continuar sendo apenas um artigo de luxo dispensável.
(ALEXANDRE VERSIGNASSI)


Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Veja sites de filmes baseados em livros e conheça os autores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.