São Paulo, quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Entenda o funcionamento e a desfragmentação do disco rígido

O leitor Altair Guilherme fica em dúvida com uma mensagem que aparece sempre que ele desfragmenta o disco rígido do seu computador -equipado com o Windows XP Professional. Ele pergunta se a mensagem "Desfragmentação concluída para: (C:) alguns arquivos neste volume não puderam ser desfragmentados, verifique o relatório de desfragmentação para obter a listagem desses arquivos" indica problema em seu equipamento.
De uma forma simplificada, você pode pensar no disco rígido como um grande estacionamento com vagas demarcadas. Um carro ocupa apenas uma vaga. Uma caminhonete pode ocupar uma vaga e meia, um caminhão duas vagas e uma carreta três ou quatro vagas contínuas.
Às vezes, quando o estacionamento lota, pode não haver três vagas contínuas para guardar uma carreta (arquivo grande). Aí o gerente do estacionamento separa a carreta da cabine do caminhão e as guarda em vagas diferentes.
Contudo ele anota nos seus registros onde estão as duas, ou mais, partes da carreta. Quando o dono vem pegar, o gerente, muito rapidamente vê onde estão os pedaços e remonta a carreta entregando-a inteira ao proprietário.
O sistema de arquivos do disco rígido é parecido. Quando um arquivo não cabe integralmente em setores consecutivos, o sistema operacional o divide em várias partes que podem estar espalhadas pelo disco rígido. Ler um arquivo contínuo é muito mais rápido.
Os programas desfragmentadores analisam o disco rígido e, dependendo da quantidade de arquivos fragmentados, faz um remanejamento dos arquivos. Ele move arquivos de local para criar grandes áreas contínuas que permitam a gravação de um arquivo sem dividi-lo. Em princípio, o seu disco rígido não deve ter defeito em função da mensagem exibida. Acontece que alguns arquivos realmente não podem ser desfragmentados, normalmente arquivos do sistema operacional. Às vezes algum software grava um arquivo numa posição fixa e não permite sua mudança.
A desfragmentação só deve ser feita quando o sistema solicitar.
Contudo, antes de executar a desfragmentação, faça uma limpeza do disco eliminando arquivos temporários da internet, o conteúdo da lixeira e outros arquivos que você não usa. Isso reduzirá o tempo de execução do desfragmentador.


Texto Anterior: Para sites dos EUA, Vista decepciona
Próximo Texto: Reportagem de capa: Veja quem foram os participantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.