São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Genius oferece boa qualidade e custo acessível, mas conexão de apontadores poderia ser melhor

Mesa permite desenhar à mão livre

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A mesa digitalizadora é um instrumento de entrada de dados que procura auxiliar o desenho no computador. Esse acessório é formado por uma prancheta de desenho e um apontador.
O funcionamento de uma mesa digitalizadora é semelhante ao de um mouse: a movimentação do apontador, que pode ser uma caneta ou um instrumento chamado puck, repete-se na tela do computador.
A diferença é que a mesa digitalizadora apresenta maior precisão e permite trabalhar com coordenadas fixas. Essas características a tornam ideal para atividades de desenho artístico (ilustrações e animações), desenho à mão livre e desenho técnico (projetos de engenharia e arquitetura).
Esse instrumento é utilizado por profissionais de desenho assistido por computador (CAD) desde a década de 80, mas seu alto custo costumava restringir o perfil de seus usuários. Hoje existem mesas digitalizadoras que apresentam boa qualidade e um custo acessível, permitindo que usuários domésticos também tenham acesso a essa tecnologia.
A mesa digitalizadora Genius 1812 HR possui uma área de trabalho de 45,7 cm por 30,4 cm (12x18 polegadas) e dois apontadores (um puck com quatro botões e uma caneta). A resolução da mesa digitalizadora, que é conectada ao micro por meio de uma entrada serial (RS-232), alcança 2.540 linhas por polegada.
Um dos destaques do modelo está nas dimensões da área de trabalho. Com tamanho equivalente ao de uma folha de papel A3, ela é ideal para fazer trabalhos técnicos, pois permite que o usuário crie desenhos industriais ou transponha plantas baixas com conforto, já que em muitas situações projetos desse tipo caberão inteiros na área de trabalho.
Quem decidir utilizar o produto em conjunto com o software AutoCAD encontrará alguns templates (modelos predefinidos) que permitem selecionar diversas opções do programa diretamente na mesa digitalizadora. Esse recurso é compatível com as versões R10, R11, R12, R13 e R14 do AutoCAD.
A mesa é fornecida com dois tipos de apontador: um puck e um stylus (caneta digital). O puck tem aproximadamente o mesmo tamanho de um mouse e possui quatro botões, dos quais dois equivalem aos botões do mouse e dois podem ser programados para acessar outros comandos de programas de desenho.
Além do puck, o usuário também pode utilizar o stylus, que é indicado para fazer desenhos à mão livre e funciona como se fosse uma caneta comum.
O stylus fornecido com a Genius 1812 HR necessita de um cabo de conexão, o que atrapalha um pouco a sua utilização. As mesas digitalizadoras mais recentes possuem canetas sem fio.
Outra deficiência da mesa digitalizadora 1812 HR está na quantidade de conectores: como esse modelo tem apenas uma entrada para apontador, o usuário precisa desligar a caneta digital antes de ligar o puck e vice-versa, o que é um pouco incômodo.
O ideal seria que o modelo tivesse dois conectores. O próprio fabricante oferece um modelo (1212 HR) de dimensões menores que oferece esse recurso.
Por outro lado, a mesa digitalizadora não apresentou nenhuma incompatibilidade com o mouse já instalado no PC. Isso permite que o usuário mantenha os dois periféricos conectados ao computador e possa optar por um ou outro aparelho, dependo da necessidade ou da aplicação.


Próximo Texto: Custo-benefício é destaque do modelo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.