São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Testes

Smartphone sofisticado guarda poucos arquivos

Sensível ao toque, o LG Genius permite tirar fotos e editar arquivos, mas guarda apenas 640 Mbytes

DA REPORTAGEM LOCAL

Muito parecido com o celular da grife Prada -sem teclado físico e com tela sensível a toque que ocupa quase todo o aparelho-, o smartphone LG Genius permite ler arquivos do PowerPoint e também criar e editar no Word e no Excel, que vêm instalados.
O sofisticado aparelho, que pode ser encontrado a R$ 2.299, conta com uma câmera de 2 Mpixels que faz boas fotos. Elas podem ser impressas em 10x15 cm, com qualidade, se forem capturadas em seu maior formato, 1.600x1.200 pixels.
É possível também escutar música, apesar de o volume oferecido ser baixo.
O problema é que o aparelho não conta com espaço suficiente para guardar todo esse conteúdo: sua memória interna é de 128 Mbytes -parte está ocupada pelo sistema Windows Mobile 6 e outros programas- e ela pode ser ampliada em mais 512 Mbytes por meio de um cartão microSD .
Com o que sobra, pode-se armazenar cerca de 200 músicas ou 1.880 fotos feitas no celular. Nos testes, poucas fotos, vídeos e músicas foram suficientes para o espaço acabar.

Troca de arquivos
O Genius permite transportar arquivos do computador. Mas para que a sua máquina permita essa transferência, um programa deve ser instalado: o Active Sync para quem tem XP (www.microsoft.com/windowsmobile/activesync) e o Windows Mobile Device Center 6.1 para quem tem o Vista (www.microsoft.com/windowsmobile/devicecenter.mspx).

Incompatibilidade
Se você ainda não usa o Office 2007, terá de baixar um "pacote de compatibilidade" em www.microsoft.com/downloads para conseguir ler os arquivos criados no smartphone, porque eles são salvos em DOCX, XLSX e PPTX.
Durante os testes, não foi possível ler arquivos PDF no aparelho. (CR)


Texto Anterior: USB slim retrátil
Próximo Texto: Ultraportátil Asus U6S tem boa configuração e design refinado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.