São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

iMesh permite compartilhar vários tipos de arquivo com outros usuários, mas instala componentes parasitas

Soft para trocar músicas pode afetar o PC

DA REPORTAGEM LOCAL

Já está disponível para down- load a nova versão (3.1) do programa iMesh, que serve para trocar arquivos entre PCs. O software, que pode ser copiado gratuitamente no site www.imesh.com (download de 2,3 Mbytes), permite buscar músicas, vídeos, fotos, documentos e programas compartilhados por outros internautas, mas tem uma falha crucial: coloca spyware (programas parasitas) no computador.
Quando o iMesh é instalado, exibe uma tela perguntando se o usuário deseja ativar os softwares Gator e OfferCompanion, que podem deixar o navegador lento ou alterar imagens de sites e têm pouca utilidade -sua principal função é vigiar os sites acessados e exibir anúncios na tela.
O problema é que o iMesh instala spyware mesmo se os itens referentes ao Gator e ao OfferCompanion forem desmarcados: testes realizados com a ferramenta AD-Aware (www.lavasoftusa.com) detectaram a inclusão do programa Cydoor, que pode monitorar a navegação do usuário.
No ano passado, a presença de spyware nos programas para trocar arquivos (P2P) já era comum, mas podia ser contornada com a remoção manual dos parasitas. Mas, conforme os programas evoluíram, isso se tornou impossível: se o Cydoor for apagado, o iMesh pára de funcionar.
Após as modificações realizadas em vários softwares do tipo P2P, ficou difícil encontrar um programa sem spyware, mas ainda existe uma alternativa. (BG)


Texto Anterior: Páginas ensinam a cultivar flores e árvores
Próximo Texto: Programa monitora passos de usuários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.