São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

guia da foto digital

iPhone se destaca em sites de imagens

FOTOFONE >> Apesar de seus parcos recursos para captar cenas, é crescente o uso do aparelho da Apple como câmera

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BERKELEY

Num universo fragmentado entre modelos e marcas, a câmera digital em alta nos EUA é um telefone. Apesar da sua resolução de 2 Mpixels e da falta de flash e zoom, o iPhone começa a dar indícios de que também ganha território no mundo das câmeras.
O crescimento do iPhone nessa área é um acontecimento novo. Agências de análise nem mesmo produzem dados específicos a respeito. Quem dá a pista é o Flickr, o maior site de fotos da rede.
No fim de março, o telefone da Apple aparecia entre as cinco câmeras mais usadas pelos internautas registrados no site, junto com modelos tradicionais e muito mais sofisticados, como a Canon EOS Digital Rebel XTi e a Nikon D80.
Na categoria de câmeras de telefone, o iPhone aparece em primeiro lugar, deixando para trás o Nokia N95 e BlackBerry Storm 9530. O ranking do Flickr registra quais as câmeras mais populares de acordo com o número de fotos batidas por determinado modelo e carregadas nos seus servidores.
Uma comparação entre as vendas de câmeras digitais e do iPhone também mostra o seu potencial para causar impacto no mundo das câmeras.
Segundo o instituto IDC, 38 milhões de câmeras digitais foram vendidas nos EUA em 2008. Apesar do crescimento de 6% em relação ao ano anterior, esse número é dividido entre as centenas de modelos disponíveis no mercado. No mesmo período, a Apple vendeu quase 11,5 milhões de iPhones, crescimento de 245%.
O iPhone como câmera não está em alta apenas entre amadores. Chase Jarvis é fotógrafo profissional, com trabalhos para empresas como Reebok e Microsoft. Diariamente, ele posta na sua conta no Facebook pelo menos uma foto tirada com o iPhone. Veja algumas em www.chasejarvis.com.
De Seattle, cidade onde mora, Jarvis falou pelo telefone com a Folha e sintetizou a natureza desse trabalho: "A melhor câmera é aquela que está com você."
Ele começou o projeto em novembro do ano passado e chegou a tirar 1.100 fotos em um só dia. Sua ideia é transformar o trabalho em uma exposição no mundo off-line. (BR)


Texto Anterior: Impressão: Mexa na configuração para levar foto ao papel
Próximo Texto: LG Renoir KC910q: Telefone captura boas fotos e filma em câmera lenta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.