São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

Feira de tecnologia com conferências e produtos, que acontece até amanhã em Nova York, reúne 600 expositores

PC Expo aposta em chips mais poderosos

MARIJÔ ZILVETI
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Chips mais velozes com menor consumo de energia e comunicação sem fio com micros de mão mais poderosos. Esses são alguns dos aperitivos que estão sendo servidos durante a PC Expo, feira de tecnologia que acontece até amanhã em Nova York.
Com 19 anos de idade, a tradicional feira de tecnologia está mais madura. Aposentou de vez o conceito de evento voltado exclusivamente para o usuário técnico, fissurado em aplicativos para programação.
Os cerca de 600 expositores querem chamar a atenção de empresas interessadas em adquirir produtos de ponta e também convencer o usuário final a expandir o uso de seu computador, conferindo funções como estúdio de vídeo e som, telefonia e diversão.
Para reunir todas essas habilidades, o microcomputador precisa ser poderoso e veloz. Surgem então na feira companhias como a Transmeta e a AMD, que apresentam chips com melhor desempenho. A primeira empresa, que na PC Expo do ano passado mostrou uma versão de testes de seu chip Crusoe, está apresentando nesta feira soluções com seu processador para micros sem fio. Guarda segredos a sete chaves até amanhã, quando deve revelar acordos fechados com alguns fabricantes de micros de mão.

Na palma da mão
Os micros de mão, conhecidos mundialmente por palmtops, estão ganhando mais funções, além da convencional agenda de telefones e compromissos. Novos modelos e com maior capacidade de expansão são algumas das novidades da Palm e da Handspring, que prometem baixar mais o preço dos modelos mais simples. Hoje, é possível comprar nos EUA um micro de mão por US$ 150.
Apesar de ter chegado tarde ao mercado de micros sem fio e ter perdido território para os modelos tipo Palm, a Microsoft decidiu jogar pesado neste ano. Dos três estandes na feira, um é especialmente dedicado ao mundo sem fio. Nesse espaço concentram-se todas as tecnologias embutidas nos micros de mão com o sistema operacional da Microsoft. Um dos trunfos é o palmtop com funções de telefone e de vídeo, ainda sem data para chegar ao mercado.

Imagem digital
Tradicionais fabricantes de máquinas fotográficas davam preferência a eventos dedicados a imagens para apresentar seus produtos. Nesta feira, compareceram em massa empresas do porte de Minolta, Kodak, Nikon e Casio.
Além de apresentar novos modelos de câmeras digitais com imagens de melhor qualidade, essas companhias decidiram atrair seu público com soluções completas para transformar o computador do usuário em um estúdio digital. São impressoras com capacidade para imprimir cópias com qualidade equivalente às do papel fotográfico, além de soluções para pendurar as imagens na internet em poucos passos.

Conferências
Para hoje estão programadas palestras abertas para o público. A primeira exposição do dia está nas mãos do presidente da líder em palmtops Palm, Carl Yankowski. O mote: tecnologias e inovações responsáveis pela revolução dos computadores sem fio.
Amanhã é a vez da líder em processadores para computadores pessoais, a Intel. O palestrante é Michael Splinter, vice-presidente executivo. Sua apresentação estará centrada no tema "Nova Abordagem das Empresas na Era da Internet".


Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Organizadores prevêem 80 mil pessoas na feira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.