São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOA AÇÃO

Conheça as formas de participar de projetos sociais através da internet

Sites facilitam trabalho voluntário

HELOISA HELENA LUPINACCI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um pesquisa feita pela CPM Market Search revelou que 24 milhões de brasileiros querem ser voluntários, mas não sabem como ajudar. A estatística serviu de alerta para que os organizadores de projetos sociais criassem meios de facilitar ações voluntárias. A forma escolhida por muitos deles foi a construção de sites que ajudam o voluntário a descobrir o que ele pode fazer.

Trabalho voluntário
No ar há dois anos, o site da Central de Voluntariado de São Paulo (www.programavoluntarios.org.br) está em reforma para facilitar o processo de voluntariado. O internauta que se cadastrar terá acesso ao conteúdo de palestras sobre trabalho voluntário. Depois de ler as palestras e especificar o que quer fazer, o voluntário é encaminhado para atividades adequadas ao seu perfil. Segundo Maria Amália Muneratti, superintendente do projeto, cerca de 25% dos voluntários do centro se inscreveram via rede.
Na mesma linha, há o site Seja Um Voluntário (www.voluntarios.com.br). Nele, o internauta recebe uma lista de entidades assistenciais próximas de sua casa para as quais seu perfil é enviado. A partir daí o contato é direto.

Doações
Fazer doações também ficou mais fácil. No site do Comitê para Democratização da Informática (www.cdi.org.br), o internauta preenche uma ficha com o que vai doar e seu endereço. A doação é retirada pela equipe do projeto. Em dois meses de funcionamento, o site do comitê já arrecadou 35 computadores. O Roupa Velha (www.roupavelha.com.br) também funciona assim. Nele, o internauta doa roupas que são encaminhadas para instituições.


Texto Anterior: Chega novo scanner de mesa HP
Próximo Texto: Clique com o mouse aciona doações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.