São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MICRO DE MÃO

Programas ajudam a encontrar ritmo e a afinar cordas de violão

Palm vira instrumento de música

DA REPORTAGEM LOCAL

Afinar as cordas do violão, achar o ritmo de uma música e praticar melodias. Em um conservatório, esses procedimentos são corriqueiros. O mundo dos micros de mão, no entanto, também avançou nesse terreno.
Na internet é possível encontrar uma dezena de bons programas para estudantes de música. A maioria é gratuita e pode ser baixada da rede em questão de poucos minutos.
Todos os arquivos são minúsculos. O maior não ocupa mais do que 100 Kbytes. O menor tem 3 Kbytes (veja quadro ao lado).
Voltados para usuários de micros de mão com o sistema operacional "PalmOS", esses pequenos professores são indicados para quem já tem seu instrumento e um bolso na camisa para carregar seu palmtop.
Um metrônomo com bastante precisão ajuda a encontrar o ritmo da música. Para quem estuda violão, uma opção é o "Guitar Tuner", com uma dezena de afinações para o iniciante.
Outro para quem ainda está engatinhando no mundo da música é o "GTrainer". Simples de operar, avisa o aluno se o acorde que ele tocou na tela do palmtop está correto ou não.
Indicado por especialistas, o "Pocket Beat" é um metrônomo. A simpática tela de abertura traz um ícone com um baterista em ação. Além de medir o tempo da música, dá para arriscar alguns sons que imitam uma bateria. Para usá-lo sem problemas, aconselha-se um quarto silencioso.

Mude o som da campainha
Quem não se arrisca a tocar acordes pode, pelo menos, trocar os enfadonhos sons do palmtop e personalizá-los, exatamente como os serviços de campainhas oferecidos por operadoras de celulares. Há na rede centenas de sons diferentes, com coleções de Beatles, música pop, rap ou os efeitos sonoros do último filme da saga Star Wars.
Se a idéia é brincar, o "MusicIn Hand" ajuda a tocar algumas melodias, mas sem muita precisão. E, para os chatos de plantão, que querem chamar a atenção do vizinho, o "Palmophone" traz uma simpática figura que emite barulhos engraçados. Cuide para não deixar seu palmtop na mesa. Ele pode irritar o próximo e tomar chá de sumiço. (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Soft de e-mail para Macintosh
Próximo Texto: Alguns programas para tocar música no palm
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.