São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FBI acha 1 milhão de PCs invadidos

Operação da polícia dos EUA rastreou os endereços das vítimas das redes de micros invadidos, as botnets

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma operação para buscar estelionatários que usam a internet em seus golpes, o FBI, a polícia federal dos EUA, prendeu três suspeitos e afirmou ter rastreado o endereço IP de mais de 1 milhão de vítimas.
James Brewer, um dos detidos, teria invadido mais de 10 mil PCs e participado de um ataque que paralisou computadores em um hospital de Chicago. Brewer foi liberado após pagar fiança de US$ 4.500.
A maioria dos ataques, porém, não chama tanto a atenção de suas vítimas, que clicam inadvertidamente em sites com códigos maliciosos ou em links recebidos via spam.
Os micros dos incautos são seqüestrados silenciosamente graças ao uso de botnets, redes que usam PCs infectados para roubar dados, enviar spam e realizar ataques que tiram sites do ar. Tudo sem conhecimento do dono da máquina.
"A maioria das vítimas nem ao menos sabe que seu computador foi comprometido ou que as suas informações pessoais foram exploradas", disse o diretor-assistente da divisão cibernética do FBI, James Finch, em comunicado.
Por meio de programas invasores distribuídos via e-mail ou por sites falsos, os golpistas instalam softwares capazes de receber ordens à distância. Dessa forma, o PC da vítima trabalha sob ordens do infrator -daí os apelidos robô (bot) e zumbi.
No comunicado oficial sobre a operação Bot Roast, o FBI aproveitou para avisar que não enviará notificações por e-mail para as vítimas dos golpes.
As autoridades temem que os golpistas explorem o medo da população para enviar e-mails falsos com vírus.
Quem tiver queixas, recomenda o órgão, deve encaminhá-las ao Centro de Reclamações de Crimes de Internet (www.ic3.gov).
(JB)


Texto Anterior: Opera Mini 4 mostra sites como no computador, em miniatura
Próximo Texto: Itália sofre "arrastão" via internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.