São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impressoras desperdiçam tinta colorida

DA REPORTAGEM LOCAL

De acordo com medição do grupo TÜV Rheinland (www.tuv.com), há impressoras no mercado que desperdiçam mais da metade da tinta dos seus cartuchos.
A empresa alemã, patrocinada pela Epson, avaliou modelos das marcas mais populares e confirmou que, na maioria dos casos, o alerta que manda o usuário trocar o cartucho é dado antes do tempo certo.
O estudo foi baseado na impressão de fotos coloridas e de documentos comerciais, como slides de apresentações, em aparelhos das marcas Brother, Canon, Epson, HP, Kodak e Lexmark.
A impressora Kodak EasyShare 5300 foi considerada a pior nos testes, desperdiçando 64% da tinta.
De acordo com a TÜV, os modelos que usam um único cartucho com as tintas coloridas prejudicam o usuário, pois o aviso para a troca é dado quando apenas uma das cores acaba.
Quem imprimir fotos de paisagens ensolaradas, por exemplo, vai gastar primeiro o suprimento de tinta ciano (responsável pela reprodução de tons em azul).
Em uma impressora com um único cartucho colorido, o aviso de troca apareceria antes que o suprimento de outras cores terminasse.

Polêmica
O mérito do estudo é discutível, pois a Epson defende a utilização de cartuchos separados para cada cor (preto, amarelo, ciano e magenta), enquanto as suas rivais utilizam um cartucho colorido e um cartucho preto.
De qualquer forma, as impressoras de marcas populares, como a HP, tiveram um nível de desperdício de quase 20%, e mesmo os modelos da Epson não alcançaram o nível máximo de aproveitamento da tinta.
(JB)


Texto Anterior: Celular tem acesso Wi-Fi e faz fotos de 5 Mpixels
Próximo Texto: Toshiba IS-1252
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.