São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotos ajudarão a cobrar impostos em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo vem preparando, desde a gestão passada, um mapeamento digital da cidade baseado em fotos aéreas.
Com conclusão prevista para o final deste ano, o estudo estará disponível na internet, para que os cidadãos localizem serviços municipais, como escolas e hospitais, e obtenham informações sobre a cidade, como itinerários de ônibus e guia de ruas.
A expansão da área urbana também deverá ser acompanhada pelo serviço.

IPTU
Outra utilização do mapa aéreo será o monitoramento das construções feitas na cidade, visando a cobrança de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).
Segundo o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Finanças, George Tormin, a ferramenta será útil para identificar construções que não foram registradas.
"Poderemos calcular a área e a altura dos imóveis, pois foram geradas imagens tridimensionais, baseadas em fotos tiradas de diferentes ângulos", explica. Segundo Tormin, o mapeamento já servirá como base para a próxima cobrança. "Não adianta colocar toldo nem fazer fumaça", brinca. O registro aéreo foi concluído em 2004. (MB)


Texto Anterior: Sites trazem rotas e guias de ruas
Próximo Texto: Satélite: Imagens aéreas contribuem para estudos globais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.