São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASTIDORES

Atualização de imagens ocorrerá a cada 18 meses

DA REPORTAGEM LOCAL

Em entrevista à Folha por e-mail, um porta-voz do Google afirmou que a base de dados usada pelo Google Earth terá renovações a cada 18 meses.
Muitos mapas exibidos possuem falhas de atualização. A imagem da antiga Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, exibe quatro pavilhões, quando apenas dois deles ainda permanecem de pé.
O porta-voz disse ainda que não é possível transmitir imagens em tempo real e fez segredo sobre o valor do investimento no projeto, sobre como é feita a integração das imagens, sobre a agilidade do zoom e sobre quem são as empresas fornecedoras das imagens aéreas e de satélite.
Uma delas é a Digital Globe (www.digitalglobe.com), que comercializa dados e imagens geoespaciais. Em entrevista à Folha, seu porta-voz, Chuck Herring, contou que existem dois tipos de registros: global e local. O global permite fazer imagens mais amplas e é utilizado para registrar países e continentes. Já o local é adequado para a visualização de cidades -especialidade da empresa.
Segundo Herring, as fotos são feitas em quadros de 16,5x16,5 km. Isso explica porque, ao mover o mapa, as imagens vão se tornando nítidas em partes, como um mosaico.
A distância da superfície é de cerca de três quilômetros, mas há ferramentas que ampliam o nível de detalhamento para capturar carros e pessoas. A Digital Globe levou três anos para registrar a maior parte da superfície terrestre: 150 milhões de quilômetros quadrados.

Mundo da Lua
Em comemoração do primeiro pouso feito na Lua, em 20 de julho de 1969, o Google disponibilizou, na semana passada, uma página na internet na qual aponta, sobre imagens fornecidas pela Nasa, os locais explorados pelas seis naves Apollo (moon.google.com).
Ao aproximar-se das marcações, no entanto, o internauta tem uma surpresa: a superfície vira um grande queijo, amarelo e esburacado. (MB)


Texto Anterior: Aterrissagem
Próximo Texto: Compartilhe suas descobertas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.