São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Penguin e Habbo estão entre os preferidos

SEGUNDA VIDA >> Crianças montam avatares de pingüins ou de hóspedes para interagir em ambientes virtuais feitos para elas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os mundos virtuais reservam espaço para crianças, que, assim como adultos, constroem avatares e brincam em uma vida paralela.
A importância dos pequenos se traduz em grandes somas: o Club Penguin, uma das redes mais acessadas, foi comprada pela Disney por US$ 350 milhões no ano passado.
A rede social (www.clubpenguin.com) é voltada para crianças, que escolhem um pingüim como avatar e passam a alimentá-lo e vesti-lo. Também conseguem conversar e jogar com outros usuários. Ao se cadastrar no site, a criança recebe instruções para respeitar os outros pingüins e não revelar informações pessoais.
O Club Penguin afirmou ao "Australian Post" ter 10 milhões de usuários, dos quais 700 mil pagam mensalidades -com isso, eles podem comprar roupas para os pingüins e móveis para decorar seus iglus.
Lane Merrifield, co-fundador do Club Penguin, afirmou em entrevista à Folha que os trabalhos para implementar a versão brasileira do site já começaram.
"Quando desenvolvemos o Club Penguin, pensamos nos nossos filhos. Nunca sonhamos que o site seria usado por milhões de crianças ao redor do mundo", disse. "Há três anos, quando começamos, nos perguntamos como poderíamos fazer o site divertido e seguro. Essas questões ainda nos guiam hoje."

Hóspedes
O Habbo Hotel (www.habbo.com.br) tem versão brasileira e é voltado para jovens a partir de 13 anos, mas é possível encontrar gente de menor idade por lá.
Segundo Alisson Pedro, 32, diretor geral do Habbo Hotel, o site conta com aproximadamente 6 milhões de cadastrados no Brasil -metade é formada por meninos, e a outra metade, por meninas, principalmente das classes A e B. Os usuários costumam passar cerca de 40 minutos no Habbo a cada vez que se conectam.
Depois de feito o cadastro, o usuário monta seu personagem e passa a andar pelas áreas públicas do hotel, como recepção e piscina.
O site conta, também, com área de jogos, como o Snowstorm, com bolas de neve, e o BattleBall, em que o usuário luta com caixa de alfinetes, bomba e martelo hidráulico.
"A rede permite que as crianças exercitem sua sociabilidade, sua criatividade. A criança cria um quarto, uma atividade, chama os amigos para participarem, concorre a premiações. Cada um pode se diferenciar do outro pela forma como se veste, conversa, decora o quarto", afirma Pedro.

Populares
Entre os sites infantis mais populares no mês de agosto, segundo a consultoria Hitwise, aparecem o Disney Online (www.disney.com) , o PSB Kids (www.psbkids.org), o Nickelodeon (www.nick.com), o Fun Brain (www.funbrain.com), o Millsberry (www.millsberry.com), o Barbie (www.barbie.com) e o iCarly (www.icarly.com). (DA)


Texto Anterior: Dicas de segurança
Próximo Texto: Conteúdo: Pais e filhos buscam jogos e curiosidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.