São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gráficos do "Excel" ajudam a comparar números em tabelas

DA REPORTAGEM LOCAL

A planilha de cálculos "Excel" traz ferramentas úteis na hora de ilustrar tabelas. Um gráfico de colunas ou do tipo pizza pode enriquecer suas apresentações e facilitar a leitura e comparação de números. Para criar um gráfico no "Excel", faça uma tabela com os dados que deseja comparar. Como exemplo, veja a repartição de pedaços de bolo entre eu (10), tu (20) e eles (30).
Criada a tabela, selecione-a arrastando o mouse sobre ela. Agora clique no botão Assistente de gráfico, na barra de ferramentas padrão. Será aberta a primeira etapa, em que você escolhe o tipo de gráfico a ser criado.
O tipo de gráfico depende dos dados que você quer analisar. A pizza é adequada para comparar partes de um todo, por exemplo. Escolha-a e clique em Avançar.
A segunda etapa já estará completa -ela serve para selecionar a área da tabela que dará origem ao gráfico. A tela mostrará o trecho da tabela que você selecionou no início do exemplo.
A próxima etapa pede um título para o gráfico, oferece opção de mostrar legenda e os nomes de cada parte do gráfico. A última parte serve apenas para que você decida por inserir o gráfico como uma nova planilha ou como um objeto da planilha atual.
Mas dá para fazer mais. Você pode, por exemplo, personalizar as cores de cada fatia da pizza. Para isso, clique sobre a fatia com o botão direito do mouse e escolha a opção Formatar ponto de dados. A mesma opção também existe para o fundo do gráfico, que pode até ter efeito sombreado. É só clicar aí com o botão direito do mouse e escolher Formatar área do gráfico.
Nesse mesmo menu, também é possível girar a pizza e evidenciar uma determinada fatia. Para juntar ou separar pedaços, experimente clicar sobre eles e arrastá-los para perto ou para longe.
Criado o gráfico, basta alterar a tabela para que as fatias mudem de tamanho. (FM)


Texto Anterior: Saiba como acrescentar site a navegador
Próximo Texto: Adicione comentários às células
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.