São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste/ USP

Sistema amplia áudio de tocador digital

ALTO E BOM SOM O conjunto de caixas acústicas Hi-Fi, da Apple, é acoplado a modelos de iPod por meio de um conector

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ouvir as músicas reproduzidas por um tocador digital não deve ser, necessariamente, um ato solitário. É possível compartilhar as canções com outras pessoas transformando seu portátil em um microsystem. Esse é o intuito do iPod Hi-Fi, lançado pela Apple e que leva o som do tocador mais popular do mundo para além dos fones de ouvido.
O aparelho permite ligar o iPod a caixas de som de alta fidelidade, produzindo um som com qualidade e potência. A grande vantagem é a mobilidade e a comodidade do equipamento, já que a coleção de músicas do usuário, em vez de ficar espalhada em dezenas de CDs, passa a estar concentrada na palma da mão. Essa é uma tendência que deverá aposentar em breve os discos, pelo menos no que se refere à música. O iPod Hi-Fi é prático, fácil de ser utilizado e apresenta como destaque uma excelente qualidade acústica e potência.

Design
O iPod Hi-Fi possui um desenho simples e ao mesmo tempo arrojado. Seu acabamento é nitidamente de ótima qualidade, seguindo o padrão da Apple.
Com tamanho um pouco inferior ao de um microsystem (16,76x43,18x17,53 cm), o aparelho possui uma forma retangular e apresenta todos seus recursos integrados. Pesando 6,6 kg -isso sem considerar o peso das baterias-, o iPod Hi-Fi conta com duas alças robustas na parte superior, que auxiliam seu transporte e que ainda incrementam o desenho do equipamento.
Ainda na parte superior está o sistema de acoplamento (docking), ao qual pode ser conectado qualquer modelo da linha iPod, da Apple, que possua o conector universal desenvolvido pela fabricante.
O único controle presente no Hi-Fi é o de volume, sensível ao toque e localizado na parte superior do produto.
Outros comandos, como navegação, pausa, execução, avanço, retrocesso e seleção das músicas, podem ser executados diretamente pelo iPod ou então pelo controle remoto que acompanha o aparelho.
O iPod Hi-Fi pode ser alimentado diretamente pela rede elétrica ou por seis baterias do tipo D, o que propicia grande mobilidade. O espaço das baterias, o conector de rede elétrica e uma entrada de som analógico estão presentes na face posterior do produto.

Qualidade do som
A qualidade e a potência do som são os principais destaques do iPod Hi-Fi. Quando alimentado pela rede elétrica, o equipamento pode gerar até 108 decibéis, taxa surpreendentemente alta se levarmos em conta seu tamanho compacto. O sistema de som foi testado em diferentes ambientes e se mostrou capaz de preenchê-los satisfatoriamente, podendo até mesmo atender às necessidades de quem pretende dar uma pequena festa.
O som reproduzido por ele é puro e de ótima qualidade, fazendo jus ao já conhecido padrão do iPod. Mesmo quando o aparelho foi colocado em estantes ou superfícies que poderiam interferir na qualidade acústica, nenhuma interferência foi observada, nem mesmo vibrações.
Segundo a fabricante, a potência máxima do aparelho quando alimentado por pilhas cai para 102 decibéis. Essa pequena diminuição de potência não impede o iPod Hi-Fi de levar excelente som mesmo para ambientes externos. Outro ponto que merece destaque é a ausência de distorção. Mesmo quando colocado em seu volume máximo, a qualidade acústica permaneceu inalterada.

Integração
O iPod Hi-Fi é simples de ser utilizado. Basta acoplar o iPod ao conector (dock) e pronto. Embora os iPods possam ser encaixados diretamente no conector do Hi-Fi, acompanham o aparelho sete dispositivos que permitem encaixe perfeito em diferentes tocadores da linha. Qualquer iPod que tenha o conector universal da Apple na sua base pode ser acoplado ao Hi-Fi. A navegação pode ser feita diretamente pelo iPod ou então pelo controle remoto que acompanha o Hi-Fi. O sistema também funciona como um recarregador do iPod. Enquanto o tocador estiver conectado ao acessório, sua bateria vai sendo recarregada.
Nos testes, utilizamos um iPod nano de 1 Gbyte para avaliar o Hi-Fi. A conexão foi simples e a qualidade do som, excelente. Entretanto o botão menu do controle remoto do Hi-Fi ficou inoperante.
Com uma qualidade de som excelente e de boa potência, o Hi-Fi é capaz de transformar o iPod num verdadeiro microsystem. O produto apresenta um belo visual e possui acabamento de excelente qualidade, o que é comum nos produtos da Apple.
O custo do sistema, entretanto, se mostra pouco atrativo. O Hi-Fi é oferecido aos consumidores brasileiro pelo preço de R$ 1.599, valor que o coloca mais próximo da lista de sonhos de consumo do que do carrinho de compras.


Odemir Martinez Bruno é doutor em física pela USP e docente do ICMC-USP, onde atua como pesquisador nas áreas de visão artificial e bioinformática.


Texto Anterior: Rapidinhas
Próximo Texto: Motorola reinventa celular musical
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.