São Paulo, Quarta-feira, 27 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO

Monitor convencional ainda leva vantagem


ONOFRE TRINDADE JR.
MAXWEEL SILVA CARMO
RÔMULO EUGÊNIO RIBEIRO
especial para a Folha

Se há algum tempo comprar um monitor de tela plana significava optar por um de cristal líquido (LCD) a preços pouco convidativos, hoje é possível ter os mesmos benefícios em monitores convencionais, com tubo de raios catódicos (CRT), a um preço muito menor.
Os monitores LCD apresentam como principais vantagens peso e tamanho pequenos, baixo consumo de energia, imagens mais nítidas e ausência de distorções geométricas.
Uma desvantagem é o preço, ainda muito elevado. Os monitores LCD também não são muito adequados para trabalhos gráficos, nos quais a resolução de cores e os ajustes para a correção de suas tonalidades são necessários.
Monitores com CRT totalmente planos também não apresentam distorção geométrica, embora o foco e a nitidez da imagem sejam inferiores aos de monitores de cristal líquido.
A Samsung está colocando no mercado uma nova série de monitores de tela plana, utilizando as tecnologias convencional e LCD. Testamos os modelos com tela de 19 polegadas, tamanho ótimo para a maioria das aplicações.

Monitor convencional
Utilizando a tecnologia IFT (Dynaflat TM), o SyncMaster 900IFT resolveu os problemas que atingem os monitores CRT de tela curva, como distorções geométricas, perda de foco e dificuldade de obtenção de taxas de atualização confortáveis para altas resoluções.
Além de ter maior área de visualização que os monitores de 15 ou 17 polegadas, a tela não apresenta as reflexões da luz ambiente bastante comuns em telas da geração anterior de monitores CRT.
A tela é completamente plana em qualquer direção. Essa característica é muito importante para os profissionais de áreas gráficas, uma vez que problemas como distorções nas arestas das imagens deixam de existir.
Utilizando-se programas aplicativos apropriados para testes, percebe-se que o monitor apresenta uma geometria homogênea, cores vibrantes e imagem em foco em qualquer região da tela.
Os controles na tela apresentam grande quantidade de opções, permitindo controlar desde a temperatura de cor até o idioma dos menus. Ao mesmo tempo, essas opções tornam a interface um pouco confusa.
O monitor tem ainda entradas do tipo BNC (RGB e sincronismo) e vem acompanhado do software "Colorific Color Matching", que permite fazer sua calibragem de maneira fácil e correta.

Cristal líquido
O modelo SyncMaster 800 TFT oferece uma tela de 18,1 polegadas, equivalente em área útil à de monitores CRT de 19 polegadas.
Com uma base pequena, o monitor ocupa pouco espaço. A tela pode ser movimentada dez graus para baixo e 35 graus para cima, ajustando-se confortavelmente à visão do usuário.
Seu design não é inovador, mas é bastante adequado devido ao tamanho da tela. O 800 TFT pode ser utilizado em qualquer PC. Ele vem com entradas 13W-3, o que torna possível ligá-lo a computadores da Sun para aplicações de processamento gráfico sem a necessidade de adaptadores.
Esse monitor também tem uma entrada padrão USB, permitindo que a imagem seja recebida na forma digital, obtendo assim maior qualidade de imagem, ao mesmo tempo que possibilita seu uso com diversos tipos de equipamentos. Há um menu de opções na tela e ajuste de brilho e contraste em botões separados.

Primeiras impressões
Após algum tempo de uso, o monitor dá a sensação de estar imerso na tela. Apesar de haver um sistema de ajuste automático, gasta-se um certo tempo para descobrir esse detalhe (interface pouco intuitiva). Por isso, é melhor ler o manual antes de usá-lo.
No teste de resolução horizontal, percebe-se facilmente uma tremulação na tela para baixas taxas de atualização. O controle de cores, brilho e contraste também são deficientes, se comparados com um monitor CRT.

Qual escolher?
Para os profissionais que trabalham com processamento gráfico, os monitores LCD ainda não oferecem todas as características de ajuste necessárias. Esses usuários devem optar por um monitor que permita a calibragem de cores e o controle de suas temperaturas de acordo com o ambiente de trabalho e ofereça recursos para controle de geometria.
Para usuários com problemas de espaço e locomoção, os monitores de cristal líquido vêm se mostrando como uma boa alternativa, apesar dos preços ainda serem um tanto elevados.
Apesar de ser uma tecnologia quase centenária, os monitores convencionais ainda apresentam melhor qualidade de imagem e melhor relação custo-benefício, principalmente agora, com as telas totalmente planas.


Onofre Trindade Júnior (otjunior@icmc. sc.usp.br) é doutor em física aplicada pela USP e professor do ICMC-USP, São Carlos. Maxweel Silva Carmo (maxweel@lcad.icmc.sc.usp.br) e Rômulo Eugênio Ribeiro (romulo@icmc.sc.usp.br) são mestrandos do ICMC-USP, São Carlos.


Texto Anterior: Lei de informática: Governo deverá editar MP
Próximo Texto: 110 sites selecionados
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.