São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Linha do tempo facilita consulta

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando você está procurando informações sobre um determinado fato ou personagem, as páginas dedicadas a assuntos específicos são uma boa opção.
Mas, se o objetivo é aprender história de uma forma geral, vale a pena consultar as linhas do tempo presentes na Internet.
Uma das mais fáceis de usar é a HyperHistory Online (www.hyperhistory.com/online_n2/History_n2/a.html), que usa um sistema de cores para facilitar a navegação: a história cultural, por exemplo, aparece em azul.
Essa simplificação tem um preço: as linhas do tempo do site ignoram alguns acontecimentos importantes (principalmente na história do Brasil).
Para quem quer mais precisão, uma alternativa é o site WhoWhatWhen (http://www.sbrowning.com/whowhatwhen), que traz um recurso interessante: logo na tela de abertura, o internauta pode ir direto aos acontecimentos de qualquer dia dos últimos mil anos.
Na lista de resultados, basta selecionar um assunto (biografia, descoberta ou invenção) e clicar no botão Timeline para ver uma linha do tempo relacionada.

Especialidades
Além das linhas do tempo genéricas, também vale a pena consultar as linhas especializadas, que trazem mais detalhes.
Para conhecer a história das comunicações, por exemplo, uma boa opção é o site Fang's Media History (www.mediahistory.com/time/alltime.html). Outra linha interessante é a Food Timeline (www.gti.net/mocolib1/kid/food.html), que conta a evolução dos hábitos gastronômicos.
Quem prefere pesquisar o desenvolvimento das leis nos últimos mil anos pode visitar o site World Legal History (www.wwlia.org/hist.htm).
Mas nem tudo é pesquisa: em www.neo-tech.com/history, por exemplo, há uma interessante história do sexo. (BG)



Texto Anterior: Veja as grandes descobertas
Próximo Texto: Hugo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.