São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como evitar contratempos

DO "USA TODAY"

Confira a seguir uma seleção de dicas para evitar problemas com as compras: Compre apenas de comerciantes conhecidos. Quem faz compras em leilões virtuais, por exemplo, deve checar cuidadosamente o histórico do vendedor e as suas transações anteriores.
Compare os preços dos produtos em diferentes sites. Se uma câmera digital que custa normalmente US$ 200 é oferecida em um pequeno site de leilão por US$ 100, provavelmente há algo de errado. Peça que o vendedor confirme, por escrito, que o produto conta com uma garantia do fabricante. Pergunte se o produto é recauchutado. Certifique-se de que ele virá com os acessórios típicos, tais como baterias e cabos. Se possível, obtenha o número de série do produto a ser comprado e verifique esse número com o fabricante. Alguns compradores oferecem uma garantia própria para compensar a falta de garantia do fabricante. Pode não haver problema nisso se o vendedor for confiável. Mas, se ele não for, isso pode trazer dor de cabeça.
Esteja atento para as cobranças adicionais. Alguns sites oferecem bons preços, mas depois incluem acessórios caros ou cobram altas taxas de frete. Use cartão de crédito. A maior parte dos cartões oferece algum tipo de proteção quando um consumidor é enganado.
Analise seu produto cuidadosamente quando recebê-lo. As caixas sem identificação, com logotipos precários ou que mostram sinais de já terem sido abertas indicariam que o produto contido nelas foi comprado no mercado cinza.
Manuais impressos com má qualidade também são indícios. Confira se os acessórios normais estão incluídos e a validade do número de série.


Texto Anterior: Importação: Segundo autor, mercado cinza é conseqüencia da falta de canais oficiais
Próximo Texto: Quadrlog
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.