|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
tec-tec-tec
Digg encara concorrência dentro e fora da internet
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O site de promoção de notícias baseada na opinião dos
usuários Digg (www.digg.com) parece ainda não ter problemas para garantir seu lugar
enquanto seus similares se
multiplicam. Mas, fora da rede,
as dificuldades podem crescer.
A LucasFilms reclama, nos
tribunais norte-americanos,
que o nome do site é muito semelhante a "The Dig", um jogo
da década de 90 da empresa, e
confunde os usuários.
Disputa
Nos últimos três meses, o
Digg ganhou cinco posições no
ranking de audiência na internet do site Alexa.com e ostenta a 77ª posição atualmente.
Já o Slashdot.org, um dos
seus fortes concorrentes, caiu
61 posições no mesmo período
e hoje aparece no 349º lugar.
Mas o desafio de garantir o
predomínio, no futuro, no ramo da promoção de histórias
vindas de fontes diversas talvez
não tenha nome. Irmãos menores, focados em um tema ou
em uma língua, se multiplicam.
Português
Algumas iniciativas lutam
pelo título de "o Digg brasileiro" (veja abaixo). Apesar de não
ser o tema único, tecnologia e
informática dominam os sites.
As vantagens dos clones brasileiros são a língua e a proximidade das histórias: muitas notícias do Digg estão fora do universo dos brasileiros.
Os serviços do Brasil ainda
sofrem com poucos adeptos.
Um dos fundamentos desses sites é que, quanto mais usuários
ativos, mais criteriosa é a promoção da notícia.
(GVB)
PROMOTORES DE NOTÍCIAS EM PORTUGUÊS
REC6
O brasileiro rec6.via6.com tem
três categorias: tecnologia, gestão e RH e economia e negócios
EU CURTI
Outro site do país, o www.eucurti.com.br, tem seis categorias e está em fase de testes
OUTRO LADO
Também nacional, no www.outrolado.com.br o internauta
escreve a história inteira
LINKK
O www.linkk.com.br oferece vários recursos da web 2.0 em uma
interface bagunçada
UPA UPA
De Portugal, o www.upaupa.org
sofre com a falta de usuários
ativos
Blog presta tributo a sites da web 1.0
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Enquanto a onda da web
2.0 chacoalha a rede, um blogueiro da Holanda não esquece daquilo que ele chama
de "a internet de um milênio
atrás", ou de a "web 1.0".
Yvo Schaap (www.yvoschaap.com) colocou no ar
um tributo aos sites que fizeram sucesso na década de
1990. Quem acessava a rede
à época deve se lembrar.
Mas, provavelmente, não
utiliza mais os recursos.
Pré-Google
São sites como o buscador
Altavista (www.altavista.com). "O mecanismo de buscas era o Google do último
milênio. Foi o primeiro esforço real para indexar a internet", diz Schaap. Para o
blogueiro, um problema que
continua atual desidratou o
site: a ineficiência em combater o spam nos resultados.
"Ker tc?"
Outra lembrança de
Schaap foi o mensageiro instantâneo ICQ (www.icq.com). O motivo da decadência, para ele, foi o excesso de
ferramentas que deixavam a
aplicação pesada.
O surgimento de concorrentes ágeis fez com que
houvesse fuga em massa, esvaziando listas de amigos.
Dona do mundo
Schaap não deixou de fora
uma notável ascensão e queda da internet: a do navegador Netscape (www.net
scape.com), que belisca hoje só 1% do mercado sobre o
qual tinha metade do domínio em 1998, segundo o blogueiro. A explicação de
Schaap para a derrocada é
simples: "O Netscape foi vítima do notório modo pelo
qual a Microsoft lida com
competidores".
Ex-útil
Quem já navegava na internet na década de 1990
provavelmente passou em sites com a grife Geocities.
O blogueiro lembra que o
serviço de hospedagem gratuita era o quinto site mais
popular da rede em 1997.
Com o barateamento do
acesso a hospedeiros pagos e
o excesso de propagandas no
Geocities, o site minguou.
Hoje, diz Schaap, o antigo
sucesso dá lar a informações
ultrapassadas e a arquivos
MP3 ilegais.
(GVB)
"A internet é,
certamente, uma expressão do mistério
da criação"
IRMÃ JUDITH ZOEBELEIN
webmaster do Vaticano
3,4%
do tempo de navegação de quem usa buscadores são gastos com consultas
a esses mecanismos, segundo números divulgados pela Nielsen/
NetRatings
PÓS-OSCAR NA REDE
BASTIDORES
Assista a depoimentos e veja
fotos dos vencedores em diversas categorias em
www.oscar.com
PIORES
Saiba quais os (piores) filmes
ganhadores de um tradicional
antioscar, o Framboesa de
Ouro, em www.razzies.com
ILUSÃO
Conheça as técnicas do ganhador do prêmio de efeitos
visuais "Piratas do Caribe 2"
em www.cgsociety.org
MODA
Confira as fotos de uma festa, em Nova York, simultânea
ao Oscar que dá prêmios a categorias como a melhor roupa.
www.costumeculture.org/altoscar
BOLLYWOOD
Conheça os atores e os filmes
da Hollywood indiana em
www.bollywoodworld.com
IPHONE
Veja o comercial do telefone
da Apple veiculado no intervalo da transmissão nos EUA
do Oscar. Procure por "Oscar
commercial" em
www.tuaw.com
"INSIDER"
BLOGUEIRO QUE TERIA TRABALHADO PARA TRÊS GIGANTES ABRE O JOGO
Um estudante de ciências da computação norte-americano diz que já trabalhou para a Microsoft, para o Google
e que atualmente está no Yahoo!. Em seu blog, ele conta
passagens curiosas sobre as empresas -sem acusações ou
fofocas. Veja no blog do Informática (www.folha.com.br/circuitointegrado) mais detalhes e o link para a história.
JUNTO A ELES
O BitTorrent (www.bit torrent.com), que já foi o terror da indústria audiovisual, lançou sua loja on-line, na última segunda, para a venda e aluguel de filmes, jogos e músicas legais -quase tudo restrito aos EUA. O site continua com downloads gratuitos.
"NÓSPOD"
A Apple e a Cisco chegaram a um acordo na disputa sobre a utilização do nome iPhone. "Ambas vão poder usar a marca em seus produtos pelo mundo" diz a declaração conjunta das empresas. Elas vão também desenvolver parcerias para entrosar seus projetos em áreas como segurança.
MENOS SENHAS
Quem quer gerenciar com mais facilidade as contas espalhadas pela internet deve conhecer o OpenID (openid. net). A iniciativa, sem fins lucrativos, aberta e descentralizada, visa facilitar a participação em sites diferentes com apenas uma conta registrada em um servidor independente. A Microsoft e a AOL já anunciaram interesse no projeto.
ABELHUDOS
Programas e sites que prometem monitorar e até gravar os recados (scraps) alheios no Orkut -para bisbilhotar quem apaga os recados, mania nacional- começam a se popularizar na internet.
PRAZER, BETA
O momb.socio-kybernetics.net é um museu que
mostra aplicações on-line em
fase de testes. Algumas delas
têm versões em português.
QUESTÃO DE ORDEM
Quem quiser bater um papo
com os visitantes do seu site
encontra em www.meebome.com um recurso rápido para
configurar um chat.
AUMENTA UM PONTO
O site www.storysquared.com revisita a brincadeira na qual uma pessoa começa uma narração e outras a continuam. Você pode iniciar uma história pública ou para os amigos e escolher o tempo que a pessoa terá para continuar o enredo antes de perder a vez.
PROCURADO
O FBI ofereceu, na semana passada, US$ 25 mil por informações que levassem à recuperação de um disco rígido com informações desprotegidas de 1,8 milhão de pessoas.
Texto Anterior: Blog-se Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet Índice
|