São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

Digg encara concorrência dentro e fora da internet

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O site de promoção de notícias baseada na opinião dos usuários Digg (www.digg.com) parece ainda não ter problemas para garantir seu lugar enquanto seus similares se multiplicam. Mas, fora da rede, as dificuldades podem crescer.
A LucasFilms reclama, nos tribunais norte-americanos, que o nome do site é muito semelhante a "The Dig", um jogo da década de 90 da empresa, e confunde os usuários.

Disputa
Nos últimos três meses, o Digg ganhou cinco posições no ranking de audiência na internet do site Alexa.com e ostenta a 77ª posição atualmente.
Já o Slashdot.org, um dos seus fortes concorrentes, caiu 61 posições no mesmo período e hoje aparece no 349º lugar.
Mas o desafio de garantir o predomínio, no futuro, no ramo da promoção de histórias vindas de fontes diversas talvez não tenha nome. Irmãos menores, focados em um tema ou em uma língua, se multiplicam.

Português
Algumas iniciativas lutam pelo título de "o Digg brasileiro" (veja abaixo). Apesar de não ser o tema único, tecnologia e informática dominam os sites.
As vantagens dos clones brasileiros são a língua e a proximidade das histórias: muitas notícias do Digg estão fora do universo dos brasileiros.
Os serviços do Brasil ainda sofrem com poucos adeptos. Um dos fundamentos desses sites é que, quanto mais usuários ativos, mais criteriosa é a promoção da notícia. (GVB)

PROMOTORES DE NOTÍCIAS EM PORTUGUÊS
REC6

O brasileiro rec6.via6.com tem três categorias: tecnologia, gestão e RH e economia e negócios

EU CURTI
Outro site do país, o www.eucurti.com.br, tem seis categorias e está em fase de testes

OUTRO LADO Também nacional, no www.outrolado.com.br o internauta escreve a história inteira

LINKK
O www.linkk.com.br oferece vários recursos da web 2.0 em uma interface bagunçada

UPA UPA
De Portugal, o www.upaupa.org sofre com a falta de usuários ativos

Blog presta tributo a sites da web 1.0 COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto a onda da web 2.0 chacoalha a rede, um blogueiro da Holanda não esquece daquilo que ele chama de "a internet de um milênio atrás", ou de a "web 1.0".
Yvo Schaap (www.yvoschaap.com) colocou no ar um tributo aos sites que fizeram sucesso na década de 1990. Quem acessava a rede à época deve se lembrar. Mas, provavelmente, não utiliza mais os recursos.

Pré-Google
São sites como o buscador Altavista (www.altavista.com). "O mecanismo de buscas era o Google do último milênio. Foi o primeiro esforço real para indexar a internet", diz Schaap. Para o blogueiro, um problema que continua atual desidratou o site: a ineficiência em combater o spam nos resultados.

"Ker tc?"
Outra lembrança de Schaap foi o mensageiro instantâneo ICQ (www.icq.com). O motivo da decadência, para ele, foi o excesso de ferramentas que deixavam a aplicação pesada.
O surgimento de concorrentes ágeis fez com que houvesse fuga em massa, esvaziando listas de amigos.

Dona do mundo
Schaap não deixou de fora uma notável ascensão e queda da internet: a do navegador Netscape (www.net scape.com), que belisca hoje só 1% do mercado sobre o qual tinha metade do domínio em 1998, segundo o blogueiro. A explicação de Schaap para a derrocada é simples: "O Netscape foi vítima do notório modo pelo qual a Microsoft lida com competidores".

Ex-útil
Quem já navegava na internet na década de 1990 provavelmente passou em sites com a grife Geocities.
O blogueiro lembra que o serviço de hospedagem gratuita era o quinto site mais popular da rede em 1997.
Com o barateamento do acesso a hospedeiros pagos e o excesso de propagandas no Geocities, o site minguou.
Hoje, diz Schaap, o antigo sucesso dá lar a informações ultrapassadas e a arquivos MP3 ilegais. (GVB)

"A internet é, certamente, uma expressão do mistério da criação"


IRMÃ JUDITH ZOEBELEIN
webmaster do Vaticano


3,4%
do tempo de navegação de quem usa buscadores são gastos com consultas a esses mecanismos, segundo números divulgados pela Nielsen/ NetRatings

PÓS-OSCAR NA REDE
BASTIDORES

Assista a depoimentos e veja fotos dos vencedores em diversas categorias em www.oscar.com

PIORES
Saiba quais os (piores) filmes ganhadores de um tradicional antioscar, o Framboesa de Ouro, em www.razzies.com

ILUSÃO
Conheça as técnicas do ganhador do prêmio de efeitos visuais "Piratas do Caribe 2" em www.cgsociety.org

MODA
Confira as fotos de uma festa, em Nova York, simultânea ao Oscar que dá prêmios a categorias como a melhor roupa. www.costumeculture.org/altoscar

BOLLYWOOD
Conheça os atores e os filmes da Hollywood indiana em www.bollywoodworld.com

IPHONE
Veja o comercial do telefone da Apple veiculado no intervalo da transmissão nos EUA do Oscar. Procure por "Oscar commercial" em www.tuaw.com

"INSIDER"
BLOGUEIRO QUE TERIA TRABALHADO PARA TRÊS GIGANTES ABRE O JOGO

Um estudante de ciências da computação norte-americano diz que já trabalhou para a Microsoft, para o Google e que atualmente está no Yahoo!. Em seu blog, ele conta passagens curiosas sobre as empresas -sem acusações ou fofocas. Veja no blog do Informática (www.folha.com.br/circuitointegrado) mais detalhes e o link para a história.

JUNTO A ELES O BitTorrent (www.bit torrent.com), que já foi o terror da indústria audiovisual, lançou sua loja on-line, na última segunda, para a venda e aluguel de filmes, jogos e músicas legais -quase tudo restrito aos EUA. O site continua com downloads gratuitos.

"NÓSPOD"
A Apple e a Cisco chegaram a um acordo na disputa sobre a utilização do nome iPhone. "Ambas vão poder usar a marca em seus produtos pelo mundo" diz a declaração conjunta das empresas. Elas vão também desenvolver parcerias para entrosar seus projetos em áreas como segurança.

MENOS SENHAS
Quem quer gerenciar com mais facilidade as contas espalhadas pela internet deve conhecer o OpenID (openid. net). A iniciativa, sem fins lucrativos, aberta e descentralizada, visa facilitar a participação em sites diferentes com apenas uma conta registrada em um servidor independente. A Microsoft e a AOL já anunciaram interesse no projeto.

ABELHUDOS
Programas e sites que prometem monitorar e até gravar os recados (scraps) alheios no Orkut -para bisbilhotar quem apaga os recados, mania nacional- começam a se popularizar na internet.

PRAZER, BETA
O momb.socio-kybernetics.net é um museu que mostra aplicações on-line em fase de testes. Algumas delas têm versões em português.

QUESTÃO DE ORDEM
Quem quiser bater um papo com os visitantes do seu site encontra em www.meebome.com um recurso rápido para configurar um chat.

AUMENTA UM PONTO
O site www.storysquared.com revisita a brincadeira na qual uma pessoa começa uma narração e outras a continuam. Você pode iniciar uma história pública ou para os amigos e escolher o tempo que a pessoa terá para continuar o enredo antes de perder a vez.

PROCURADO
O FBI ofereceu, na semana passada, US$ 25 mil por informações que levassem à recuperação de um disco rígido com informações desprotegidas de 1,8 milhão de pessoas.


Texto Anterior: Blog-se
Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.