São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Pai de Dilbert faz do blog um laboratório

TESTE DE PÚBLICO No site, cartunista Scott Adams provoca a audiência com temas variados e ouve opinião dos leitores

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você perguntar a um blogueiro por que ele bloga, os motivos serão os mais variados possíveis: matar o tempo, estar em contato com amigos, conhecer pessoas, treinar a escrita ou alguma outra habilidade, discutir questões, experimentar novas formas de comunicação, encontrar quem compartilhe dos mesmos interesses ou só imitar amigos que blogam. "Para mim, o blog é como um laboratório. Tento todo o tipo de conteúdo, do humor puro ao político, da filosofia à religião. Então eu avalio o que recebe melhor resposta e faço ajustes de acordo com isso. É um processo bastante orgânico", afirma o cartunista norte-americano Scott Adams, criador do personagem Dilbert, em entrevista à Folha por e-mail.
O autor, que mantém desde 2005 o DilbertBlog (dilbert blog.typepad.com), que tem 35 mil visitas diárias, encontrou na internet um lugar para liberar a criatividade. "Não fico restrito a um tema nem tenho um editor que faça mediação com meus leitores", conta Adams, para quem a possibilidade de receber um retorno instantâneo por meio dos comentários é a parte mais divertida do trabalho. "Do ponto de vista artístico, é a atividade de que mais gosto, embora seja a que paga menos", lamenta.

Dinheiro
Para experimentar um modelo de negócios que envolva blogs e anunciantes, o InterNey Blogs (www.interney.net/blogs) reuniu escritores da blogosfera nacional com a promessa de remunerá-los, convertendo audiência em lucro.


Leia entrevista com SCOTT ADAMS na íntegra no blog Circuito Integrado (www.folha.com.br/circuitointegrado)

Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Criação de página pessoal não leva mais que cinco minutos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.