São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Novo de novo

DO TEMPO DO ONÇA Aparelhos atuais ganham acabamento de antigüidades


PAULA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem todo mundo gosta que seus aparelhos tenham acabamento em metal brilhante ou plástico branco e jeito de geringonça do futuro.
Seja por saudosismo ou por senso estético diferenciado, alguns preferem aparelhos modernos com cara de antigos. E empresas de eletrônicos já exploram o nicho.
Enquanto alguns dos eletrônicos têm simplesmente uma casca com design retrô e tecnologia atual na parte de dentro, outros tentam mesclar o melhor do analógico com o melhor do digital.
Um exemplo é a câmera digital Leica M8, que, apesar da cara de antiga, tem 10,3 Mpixels e LCD de 2,5 polegadas.
Sucessora das câmeras de filme da linha M da fabricante, a M8 retém boa parte dos ajustes do modo que eram nas câmeras analógicas, com botões na parte de cima do aparelho, em vez de em botões e menus no visor traseiro.
O ponto fraco da Leica M8 é o preço: a câmera sai por cerca de US$ 5.000.

Rádio da avó
Com cara de rádio antigo, o toca-CDs da marca Metro tem uma tampa superior que abre e revela a bandeja para CDs. O aparelho também tem rádio e uma entrada auxiliar (para toca-MP3, por exemplo).
Nesse caso, o acabamento retrô também tem seu preço: o aparelho custa bem mais do que se pagaria por um CD player normal.
Já o Retro Music System vai além do jeito de antigüidade e é realmente compatível com formatos para lá de antigos: tem vitrola para discos de vinil de 33, 45 ou 78 rotações, além de dois decks para fitas cassete.
Para não ficar só nas mídias mortas, o sistema toca CDs e reproduz rádio AM e FM.

Feito em casa
Quem gosta do visual antigo nem sempre acha aparelhos do seu agrado, então alguns montam seus próprios ou modificam aparelhos existentes.
O teclado Steampunk foi construído por um internauta usando um teclado da IBM como base e teclas de duas máquinas de escrever.
Algumas teclas não disponíveis em máquinas de escrever, como "Esc" e "Print Screen", foram feitas pelo autor usando botões de roupa antigos.
O aparelho não está à venda, mas uma descrição do processo de fabricação está disponível na internet.


Texto Anterior: Blog: Veja o Yahoo! Pipes em ação
Próximo Texto: Tocador tem tela sensível ao toque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.