São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Próximo Texto | Índice

EVENTO

Micros de mão e soft multimídia para celulares são atração da feira realizada em Hannover; AMD lança chip de 1,33 GHz

Computação portátil é destaque da CeBIT

Reuters
Usuário testa protótipo do videogame Global Player


DA REPORTAGEM LOCAL

Produtos e mais produtos para computação portátil. Essa é a tônica da CeBIT, feira anual de tecnologia que acaba hoje e está sendo realizada na cidade de Hannover (Alemanha).
Uma das principais apostas entre os 8.100 expositores é o sistema operacional "Linux": durante a CeBIT, várias empresas anunciaram portáteis com o sistema.
Batizado de MultiMedia Tool, o modelo da Sharp pode reproduzir vídeos e músicas e traz um conector USB.
A empresa alemã Lisa Systems mostrou uma versão do iPaq (micro de mão da Compaq) adaptada para o "Linux", e a Agenda Computing compareceu com o Agenda VR3, portátil que envia fax e deverá custar US$ 249 no mercado norte-americano.
A Casio levou o Fiva, um laptop que já vem com o "Windows" e o "Linux" instalados: para escolher o sistema desejado, o usuário só precisa apertar um botão antes de ligar a máquina.
Com a colaboração do finlandês Linus Torvalds, criador do "Linux", a Transmeta mostrou uma versão do sistema especialmente desenvolvida para uso em micros portáteis e anunciou o chip Crusoe 5800, que consome 20% menos energia do que seu antecessor. Como isso ajuda a economizar baterias, o modelo é indicado para computadores portáteis.
A empresa também prometeu lançar um processador de alto desempenho, que terá velocidade de 700 MHz e arquitetura interna de 256 bits (chips como o Pentium e o Athlon são de 32 bits). O produto deverá chegar ao mercado no ano que vem.

Comunicação
Atenta à popularização da música digital gravada no formato MP3, a Nokia mostrou um telefone celular com funções multimídia: além de tocar arquivos transferidos de um micro, o 9210 também trará uma versão especial do soft "RealPlayer", permitindo que o usuário assista a vídeos na tela do aparelho.

Eletricidade
A Microsoft não ficou atrás e demonstrou uma versão do "Windows Media Player" para telefones móveis.
No que depender de alguns fabricantes, o celular também poderá ajudar a trabalhar: a IBM e a Symbian (grupo que reúne Ericsson e Motorola) anunciaram versões portáteis do "Lotus Notes" e do "DB2", que permitirão que os usuários acessem e-mails e documentos do escritório via telefone.
Além de apresentar o videogame Global Player, a Siemens usou a tecnologia Bluetooth para conectar três pavilhões da feira. O sistema, que transmite dados sem fio, já começa a ser adotado em celulares.
Mas nem tudo é portátil na CeBIT: a empresa Main.net promete revolucionar o acesso à Internet transformando fiação elétrica em linhas telefônicas. Segundo a companhia, que pretende lançar o serviço nos EUA em junho, essa tecnologia permitirá que os fornecedores de energia elétrica ofereçam acesso à rede com velocidade de até 2 Mbps.
Para os usuários de computadores, o maior destaque veio da AMD, que mostrou uma versão de 1,33 GHz do processador Athlon. Segundo a empresa, o chip é até 40% mais rápido do que o Pentium 4 de 1,5 GHz, fabricado pela Intel.
Sony, HP, Yamaha e outros fabricantes se juntaram para promover o DVD+RW, espécie de DVD gravável que será lançado este ano. De acordo com os inventores do sistema, sua principal vantagem é a compatibilidade com os atuais toca-DVD, o que permitirá que os usuários gravem seus próprios filmes.

Com agências internacionais.


Próximo Texto: Canal Aberto - J. A. Ramalho: Numeração de páginas no editor "Word"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.