São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRÁTIS

Rede mundial traz enxurrada de programas gratuitos, lugares para pendurar sites sem pagar nada e oferece e-mail

Use a Internet para fazer tudo de graça

DA REPORTAGEM LOCAL

A Internet é o universo do gratuito. Lá o internauta pode encontrar tudo: de programas para editar textos, planilhas, livros inteiros para ler na tela ou imprimi-los, fotos, músicas para ouvir. Enfim, tudo que ele quiser.
O primeiro passo para ir atrás do universo de graça é definir o que se quer. Dá para começar com acesso gratuito à Internet. No Brasil, a oferta caiu vertiginosamente. Em março do ano passado, havia pelo menos dez provedores. Hoje, o único que oferece em quase todos os Estados é o iG (www.ig.com.br).
O telefone muda em cada cidade. Em São Paulo, digite 3443-2000 (mas atenção: como esse número logo será desativado, faça o download do programa discador para conseguir se conectar).
Outro que ainda oferece acesso gratuito é o Terra. É preciso estar conectado, entrar no endereço www.terra.com.br/terra livre e cadastrar-se.
Depois de conseguir navegar sem pagar mensalidade ao provedor, é necessário obter um endereço de e-mail. Há dois tipos: o convencional (conhecido como POP3), em que o usuário abre o programa de correio para administrar suas mensagens, podendo consultá-las a qualquer momento, e o webmail, que exige que o usuário esteja conectado durante todo o tempo que estiver lendo as mensagens, pois usa o programa de navegação.
Quem é fã de softs gratuitos precisa guardar endereços em sua lista de favoritos. Os principais portais estão em inglês. Há ainda os brasileiros, alguns muito bons e que merecem visita, como o www.infoexame.com.br.
Os três principais portais para pegar programas gratuitos são o Download (www.download.com), o Tucows (www.tucows.com.br) e o ZDNet (www.zdnet.com). O segundo foi o pioneiro na rede mundial. Começou como uma grande coleção de programas para melhorar a vida na Internet e hoje conta com uma gigantesca coleção de softs.
Os programas freeware são absolutamente de graça, mas nem tudo é gratuito. Os shareware podem ser usados por um determinado período, para comprar depois. E os demo servem para demonstração. (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Sistema é início dos celulares de terceira geração
Próximo Texto: Crie páginas e consiga contas de e-mail
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.