São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aproveite imagem e som grátis

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem tem, de vez em quando, vontade de brincar com fotos que encontrou na Internet -ou que digitalizou em casa-, não pode deixar de ter um editor de imagens no computador.
Entre os disponíveis para down-load, o "Jasc Paint Shop Pro" (www.jasc.com) é um dos mais completos. Mas não é possível utilizá-lo indefinidamente. O programa é shareware e seu uso expira depois de 30 dias. Registrá-lo custa US$ 99.
Outro programa que possui diversos recursos é o "ACDSee" (www.acdsystems.com), que pode ser utilizado livremente por 90 dias. Depois desse período, é preciso pagar a taxa de US$ 49,95.
Já o freeware "IrfanView" (www.irfanview.com) é uma boa opção se você pretende fazer nas imagens somente alterações que não exigem grandes resultados.

Áudio e vídeo
Não é só de imagens que vive a multimídia. Vídeos, animações e músicas também podem ser baixados gratuitamente.
No AtomFilms (www.atomfilms.com), há curtas para assistir por streaming, mas o site também tem uma seção com desenhos animados para download.
Assista a mais filmes no MovieFlix (www.movieflix.com), no Underground Film (www.underground film.com) e no Cinemanow (www.cinemanow.com)
Arquivos de música que podem ser distribuídos livremente estão em sites especializados que possuem acordos com artistas ou gravadoras. Um dos mais completos é o MP3.com (www.mp3.com), que possui um acervo de cerca de 900 mil músicas.
Música digital, principalmente em português, está no MP3 Clube (www.mp3clube.com.br).
Para aproveitar o áudio e o vídeo da rede, procure ter os programas "RealPlayer" (www.real.com/player), "Windows Media Player" (www.microsoft.com/windows/windowsmedia) e "QuickTime Player" (www.apple.com/quicktime).



Texto Anterior: Instale antivírus e faça cópias
Próximo Texto: Rede tem softs para palmtops
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.