São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

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Sites passam a cobrar taxa por uso do serviço

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Sites e serviços têm dado a entender que nem tudo pode ser oferecido gratuitamente na Internet.
Há cerca de duas semanas foi anunciado que o site da célebre "Encyclopaedia Britannica" deixaria de oferecer seu conteúdo gratuitamente. Uma das razões para que essa decisão fosse tomada foi a queda, ao menos relativa, na audiência do site.
Segundo o ranking do instituto de pesquisas Nielsen NetRatings, em setembro de 2000 o www.britannica.com foi o 98º site mais acessado. Em fevereiro deste ano estava na 159ª posição.
Ainda não se sabe quando o site passará a ser pago nem quanto irá custar.
A falta de renda também forçou o jornal eletrônico "Salon" (www.salon.com) -atualmente gratuito- a realizar mudanças. Em abril ele começa a oferecer o serviço Salon Premium, com matérias exclusivas e livres de anúncios e janelas pop-up para quem pagar a taxa anual de US$ 30.
Em outubro do ano passado, a versão australiana do site de leilões eBay passou a cobrar taxas dos internautas interessados em vender itens on line. O motivo: chamar principalmente pessoas interessadas em vender itens de alto valor. O eBay cobra comissão de 1,25% a 5% sobre o valor de cada venda.


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