São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

"Total Virus Defense", da Network Associates, vem com programas que bloqueiam entrada de vírus em sistemas

Pacote de antivírus protege redes locais

LUCIANO DE OLIVEIRA NERIS
MAXWEEL SILVA CARMO
ONOFRE TRINDADE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

O pacote "Total Virus Defense" (defesa total contra vírus), ou "TVD", da Network Associates, procura ser uma solução completa para os problemas de infecção em redes locais (estrutura composta por vários micros conectados entre si). Ele protege serviços de e-mail e de transferência de arquivos, aplicações "ActiveX" e comandos de macro dos softs mais comuns, entre outras portas de entrada de vírus.
O "TVD" é composto pelo programa "VirusScan", que detecta vírus em micros, pelos softs "NetShield NT Server" e "Net- Shield NetWare", que operam nos servidores com "Windows NT" e com "Novell NetWare", pelos softwares "GroupShield Exchange" e "GroupShield Domino", especializados em detectar vírus nos aplicativos "Microsoft Exchange" e "Lotus Domino", e pelo "Management Edition", que gerencia os processos de instalação e manutenção do pacote em outras máquinas de redes locais.
Também estão incluídos os programas "WebShield SMTP" e "WebShieldX Proxy", para monitoramento dos serviços de redes locais. Ao reunir esses produtos em um pacote, o "TVD" oferece uma solução centralizada de gerenciamento, o que facilita a realização de tarefas como a atualização do software -procedimento vital em sistemas antivírus.
Uma interface gráfica auxilia na hora da instalação, listando os aplicativos presentes no "TVD". Links com informações sobre a instalação e com descrições (em inglês) do funcionamento de todos os softs também ajudam. Os manuais eletrônicos, em formato PDF, são extensos e bastante detalhados.
Para a instalação de grande parte do pacote, é necessário conhecimento técnico relacionado a redes locais. De qualquer maneira, a Network Associates oferece um serviço de treinamento para os usuários do pacote.
Pelo mecanismo "SecureCast", o "TVD" automatiza o processo de atualização dos arquivos de definição de vírus -que são usados para detectar infecções. As relações dos vírus mais recentes são trazidas de um servidor central em intervalos programados. A primeira atualização é feita já no final da instalação do pacote.
Na tentativa de minimizar os casos de infecção provenientes da Internet, os aplicativos "Web- Shield SMTP" e "WebShieldX Proxy" monitoram os servidores.
Todas as mensagens de e-mail, assim como arquivos anexos, que entram na rede local e saem dela podem ser examinadas pelo "WebShield SMTP". O "Web- ShieldX Proxy" examina arquivos baixados da Internet. Mas, embora seja funcional, o aplicativo funciona apenas com o programa "Microsoft Proxy Server 2.0".
Para os testes, foi utilizada uma rede local com um servidor com "Windows NT" e micros com "Windows 98". Aproximadamente 140 tipos de vírus foram analisados.
Os programas do pacote apresentaram bom desempenho: todas as amostras de vírus que infectavam e-mails e arquivos, tanto no servidor como nos micros, foram detectadas. Os mecanismos de atualização do "TVD", somados ao suporte oferecido pela Network Associates, são alguns de seus pontos fortes.


Luciano de Oliveira Neris é mestrando em computação pela Universidade de São Paulo (USP). Maxweel Silva Carmo é doutorando em computação pela USP. Onofre Trindade Jr. é doutor em física aplicada pela USP e tem pós-doutorado pela Universidade de Southampton, Inglaterra.


Texto Anterior: Software de graça quer ameaçar pago
Próximo Texto: Vírus de e-mail infecta o "Word" do "Office XP"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.