São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mensageiros e softs de troca são portas de invasão

DA REPORTAGEM LOCAL

Navegadores e programas de e-mail são as principais portas para invasores, mas também é preciso ficar esperto com comunicadores e softs para troca de arquivos multimídia.
Quanto mais o programa lida com a internet, mais portas ele pode abrir para os vírus e para os mecanismos de invasão .
O Windows Live Messenger pode receber arquivos de todos os tipos e compartilhar pastas do seu micro com outros usuários.
Esse recurso é útil, mas também perigoso, pois o soft aceita conteúdo sem consulta prévia.
Portanto, não marque opções que autorizam downloads automáticos, lembrança de senhas e adição automática de usuários à sua lista de contatos.
Na janela de configurações do Messenger, ative a opção Rejeitar automaticamente a transferência de arquivos inseguros ou desconhecidos, que é exibida no menu Transferência de arquivo.
Caixa de areia
Muitos programas de troca têm várias versões e são feitos por empresas ou por comunidades diferentes, vide os casos do eMule e do Kazaa.
Os golpistas se aproveitam disso para criar distribuições maliciosas desses programas.
O Kazaa é de longe o mais perigoso. Mesmo algumas versões que se apresentam como spyware-free (livre de programas espiões) instalam acessórios no computador sem pedir autorização do usuário.
Gerenciadores de BitTorrent são mais seguros, pois servem como intermediários de trocas de arquivos individuais, e não de pastas completas.
Apesar disso, é preciso tomar cuidado com o que é baixado. Programas e jogos piratas podem ser armadilhas.
(JB)


Texto Anterior: Programas espiões e ladrões de senhas têm ação discreta no PC
Próximo Texto: Estelionato por e-mail explora ingênuos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.