São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pais devem controlar a utilização

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As webcams rendem bons momentos, mas também podem ser fonte de problemas, principalmente se usadas por crianças e adolescentes.
As organizações de segurança on-line são unânimes em dizer que um computador no quarto de uma criança nunca deve ter um equipamento do tipo instalado.
A diretora-executiva da WiredSafety.org, Parry Aftab, disse ao "New York Times" que as webcams "são ímãs para predadores sexuais" e que "a única coisa que você consegue combinando webcams com jovens é problemas".
Intimidade aberta
Adultos também devem ter cuidado ao utilizar uma câmera.
Um problema comum é ter o vídeo capturado em conversas em mensageiros instantâneos sem consentimento. Apesar de não existir a opção nos programas, é fácil conseguir um software para esse tipo de gravação.
Lembre-se de que é praticamente impossível controlar a circulação de um arquivo digital na internet. Ao buscar o termo "webcam" no YouTube, a maioria dos resultados é de vídeos de caráter sexual e não necessariamente colocados pelas estrelas do conteúdo.
Outro problema tem cara de lenda urbana, mas é real: existem programas que permitem que hac- kers acessem as câmeras sem permissão do proprietário. Para evitar surpresas, não mantenha uma conectada ao computador se não a estiver utilizando.
(GVB)


Texto Anterior: Características
Próximo Texto: Robot Cam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.