São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba onde ouvir músicas indígenas

DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns do aspectos culturais dos grupos indígenas marcam suas diferenças.
A música, por exemplo, toma parte do cotidiano dos guaranis, que utilizam danças cerimoniais em seus rituais. Leia mais sobre o assunto em www.paraty.com.br/guarani/index.asp.
Na maior parte das tribos indígenas, há ritmos diferentes para atos (nascimento e morte) ou o festejo de caçadas. Leia mais sobre o papel da música para os índios em hemi.nyu.edu/unirio/studentwork/imperio
/projects/amauri/os%20indios%20e%20a%20musica.htm
.
Para compra on-line de música dos índios tabajaras, escute um trecho antes do disco "Índios Tabajaras - vol. 2" (R$ 25) em www.revivendomusicas.com.br/produto_detalhe.asp?id=741#.
Em "Uirapuru", Heitor Villa-Lobos (1887-1959) retrata o ambiente da selva brasileira e seus habitantes naturais. Ouça trecho em www.museuvillalobos.org.br/mvl7.htm.
Décadas depois, foi a vez de Marlui Miranda aprofundar-se no conhecimento da música indígena, com pesquisas de hábitos e músicas. De suas andanças pelo país, produziu discos como "Rio Acima" e "Araruna". Escute trechos em www.mpbnet.com.br/musicos/marlui.miranda.
Que tal descobrir que toadas e modas de viola se originaram da mistura de cantos religiosos trazidos por jesuítas com a música e com a dança dos índios? É o que afirma o texto intitulado "O Brasil do interior soa nas cordas de uma viola" em www.cliquemusic.com.br/br/Generos/Generos.asp?Nu_Materia=19.

Esportes
Os jogos são outro traço cultural entre os índios. No Brasil, em 1996, houve a primeira edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que, na época, reuniu 400 atletas, de 29 etnias, em Goiânia (GO).
Entre as modalidades, há arco e flecha, arremesso de lança e cabo de guerra.
A página do Ministério do Esporte traz histórico, amplas informações sobre as várias edições dos jogos e até fotos que podem ser utilizadas como fundo de tela (www.esporte.gov.br/jogos_indigenas/default.asp). A competição entra na sétima edição e, neste ano, será realizada em Porto Seguro (BA).
Em www.dfait-maeci.gc.ca/aboriginalplanet/
750/archives/december2002/art4_intro-en
, há um relato em inglês sobre a participação de três índios canadenses, que estiveram presentes na quinta edição do evento, em 2002.
Em notícia veiculada no ano passado, o portal Vermelho relata a cerimônia de encerramento dos Jogos dos Povos Indígenas, realizada em Palmas (TO), em www.vermelho.org.br/diario/2003/1109/1109_jogos-indigenas.asp.
A equipe do Jogos Indígenas do Brasil levantou recentemente que o jogo onça e cachorros é disseminado entre aldeias dos manchineris (AC). Confira também na galeria de imagens etapas de jogos realizados em vários locais, como em Tocantins (www.jogosindigenasdobrasil.art.br).
Um texto analisa que as brincadeiras entre os índios, como jogar peteca e imitar animais, não pertencem ao reduto infantil. Leia o significado dos jogos para os indígenas em www.terrabrasileira.net/folclore/manifesto/jogos-in.html. Descubra na página www.jogos.antigos.nom.br/diversos.htm que o jogo Awithlaknannai (espécie de jogo de damas) teria sido introduzido entre os indígenas pelos espanhóis.
Entre os índios camaiurá, pesquisadores listaram jogos e brincadeiras dessa tribo. Veja mais em www.parceirosvoluntarios.org.br/noticia_onu130.htm.
Em www.terrabrasileira.net/folclore/manifesto/jogos/futebol.html, confira fotos em que índios jogam futebol no parque Xingu e um time feminino de índias no Paraná.
Na América do Norte, também há jogos indígenas. Veja a cobertura da edição passada em www.2002naig.com. (MZ)


Texto Anterior: Entidades batalham por direitos
Próximo Texto: Veja dicionário tupi-guarani
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.