São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE

Destaques são facilidade de uso e menu em português

Tamanho atrapalha novo toca-MP3

FERNANDO BADÔ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Nomad Jukebox Zen Xtra é a nova aposta da Creative em tocadores portáteis de MP3 no Brasil, um mercado ainda morno se comparado ao dos EUA.
A comparação com o iPod, modelo da Apple na categoria, é inevitável. Os paralelos, no entanto, ficam apenas na capacidade de armazenamento (40 Gbytes, a mesma da versão topo de linha do iPod) e no design.
O Nomad Jukebox Zen Xtra (www.nomadworld.com/products/Jukebox_ZenXtra) é capaz de armazenar 40 Gbytes em arquivos (ou cerca de 8.000 músicas com boa qualidade).
Apesar do design semelhante, existem diferenças consideráveis. A principal são as dimensões: enquanto o iPod mede 6x10,4x1,6 cm e pesa 175 g, o Nomad tem 7,6x11,3x2,2 cm e pesa 225 g, grande demais para usar no bolso de uma calça jeans, por exemplo.

Simplicidade na operação
A operação é simples. Depois de acionado, o usuário acessa as opções com o botão do tipo disco, que fica do lado direito do aparelho. Para selecionar um diretório, basta pressionar o mesmo botão.
Uma vantagem do Nomad é que a navegação pode ser feita em português. Para escolher essa opção, clique no item Settings, no menu inicial, e depois em Language para selecionar o idioma entre os 13 oferecidos.
A bateria de lítio do Nomad é recarregável e capaz de executar músicas por até 14 horas, contra 8 horas do iPod.
O software Creative Media ce Organizer, que acompanha o produto, é um gerenciador de arquivos que deve ser usado para importar músicas para o Nomad. Num primeiro momento, o usuário pode ter dificuldades de operação, mas basta se acostumar para notar que o uso é fácil. Ele nada mais é do que um gerenciador de arquivos, assim como o Windows Explorer, mas tem uma interface diferente. A operação, no entanto, é similar: do lado esquerdo há o browser, por onde se acessam todas as pastas do micro. Selecionada a pasta, basta clicar e arrastar um arquivo para o aparelho.
O programa também permite que o usuário organize listas de músicas do Nomad. Para criar pastas, basta clicar em Nova lista de reprodução. Depois é só arrastar o arquivo até a pasta desejada.
Para poder utilizar o Nomad Jukebox Zen Xtra, as configurações mínimas do micro recomendadas pelo fabricante são processador Pentium III de 450 MHz, 128 Mbytes de RAM, 30 Mbytes livres no disco rígido, porta USB 1.1 e sistema Windows 98SE. O preço sugerido no Brasil é de R$ 1.998 (www.creativebrasil.com).


Texto Anterior: Antipirataria: Polícia apreende 200 PCs com arquivos ilegais
Próximo Texto: MP3 portátil é indicado para prática de esportes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.