São Paulo, Quarta-feira, 28 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computadores em busca de ETs

free-lance para a Folha

Depois da descoberta dos planetas em torno de Úpsilon de Andrômeda, nada como explorar a possibilidade de encontrar sinais de vida extraterrestre.
O instituto de pesquisa Seti (Search for Extra-Terrestrial Intelligences) mostra que a Internet serve não apenas para divulgar pesquisas, mas pode até ajudar a encontrar ETs.
O instituto desenvolveu o "SETI@home", um software para usuários de Unix que faz com que o computador ligado à Internet seja parte integrante de uma imensa rede em busca de sinais de vida em outros planetas.
O programa funciona como um protetor de tela, analisando dados capturados pelo radiotelescópio do Seti, no observatório Arecibo, em Porto Rico -mesmo enquanto o computador estiver desligado.
O sucesso do programa tem sido tão grande que o site do Seti sofreu um enorme engarrafamento no primeiro dia em que o programa ficou disponível para ser capturado na Internet, no início deste mês.
As informações sobre ele estão traduzidas para o português em setiathome.ssl.berkeley.edu/home_portuguese.html#people.
Por enquanto, o programa só funciona com Unix. Usuários de sistemas "Windows" e computadores Macintosh ainda terão de esperar até o fim de maio.
Os outros projetos de busca de extraterrestres são o Phoenix (www.seti-inst.edu/phoenix/) e o Serendip (http://seti.ssl.berkeley.edu/serendip/serendip.html), mas não são interativos.
No site do Seti (www.seti-inst.edu), que dirige esses projetos, o usuário da rede pode ficar por dentro das últimas novidades e, quem sabe, até descobrir sinais de vida em outros planetas antes de ler nos jornais.


Texto Anterior: Confira os sites brasileiros
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Informações para entrar em páginas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.