UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medidas ajudam a defender micro contra ataques

DA REPORTAGEM LOCAL

Como o funcionamento dos programas antipirataria desenvolvidos pela indústria fonográfica não é bem conhecido, é difícil prever o comportamento que essas "armas" poderão ter quando, e se, forem usadas na internet.
Mas tomar algumas medidas simples pode ajudar a reduzir o risco de problemas causados pelo download de arquivos da rede.
Em primeiro lugar, é imprescindível ter um programa antivírus. É recomendável optar por um programa à parte -não use o que vem embutido no KaZaA. Se você não tem um antivírus, pode instalar o AVG (gratuito; 5,8 Mbytes; www.grisoft.com).
Mantenha o antivírus atualizado -clique em Program, Control Center, Update Manager e Update Now- e habitue-se a usá-lo para checar as músicas baixadas da rede antes de abri-las.
Não ouça as músicas com o tocador embutido no KaZaA: prefira um programa separado, como o Winamp 2.x (classic.winamp.com). Como é integrado ao navegador Internet Explorer e ao sistema operacional Windows, o tocador Windows Media Player é contra-indicado.
Outra boa providência é instalar um firewall, que controla o tráfego de dados. O melhor é o Zone Alarm (gratuito; 3,57 Mbytes; www.download.com). O Ad-aware (gratuito; 1,45 Mbyte; www.lavasoftusa.com) procura e remove componentes parasitas -spyware- que possam estar escondidos no PC. Para evitar problemas, selecione a opção Quarantine ao usar o programa.


Texto Anterior: Serviço on-line tenta conquistar usuários
Próximo Texto: Meios tradicionais mantêm eficácia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.