São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas gratuitos ajudam na arrumação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um bom primeiro passo para reorganizar sua coleção de músicas é utilizar o MP3-Check (www.audiomoves.de), que faz uma varredura em arquivos no formato a partir de critérios indicados pelo usuário.
É possível procurar por MP3s que não possuem metadados, por exemplo. Depois, é só olhar os resultados da busca e usar um programa para inserir as informações que faltam.
Tocadores populares como Windows Media Player, iTunes e WinAmp podem editar metadados de arquivos em vários formatos. Eles são limitados, porém, se comparados ao MediaMonkey (mediamonkey.com) e ao foobar2000 (foobar2000.org), entre outros.
Mp3tag (mp3tag.de) e The GodFather (users.forthnet.gr/the/jtclipper) são boas opções de programas dedicados à edição de metadados.
Usuários de Linux podem recorrer ao EasyTAG (easytag.sourceforge.net), ao Ex Falso (sacredchao.net/quodlibet) e ao MusicBrainz Picard (musicbrainz.org).
O MP3-Check também pode verificar o bit rate, a freqüência e os canais dos arquivos -útil para procurar por MP3s de baixa qualidade sonora e substituí-los-, além de conferir o gain volume -facilitando o trabalho de normalização. (EK)


Texto Anterior: Som digital: Organizar músicas exige boa dedicação
Próximo Texto: Celular: Nokia apresenta aparelho musical
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.