São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Firefox 3.0 tem busca inteligente

Versão consolidada ainda não foi lançada, mas dá para usar provável edição

DA REPORTAGEM LOCAL

A nova versão do Firefox, que deve ser lançada no mês que vem, está mais rápida e com buscas melhores.
O navegador gratuito e em código aberto da Fundação Mozilla é o mais forte concorrente do Internet Explorer -sua fatia de mercado dos browsers, em abril, era de 17,76% ante 74,83%. O Internet Explorer já teve o virtual monopólio desse mercado.
Para o usuário final, além do ganho de performance, o mais notável é o sistema de buscas e o gerenciamento de favoritos e sites visitados.
Um ícone, que fica abaixo do endereço da internet, leva a sites mais acessados pelo usuário, que não precisa fazer nada para guardá-los.
Ao lado desse ícone, outro organiza os chamados Favoritos inteligentes. São classificados como os mais buscados, os mais recentes marcados como favoritos e os organizados por tags. Tags são as etiquetas que o próprio internauta pode atribuir a um site quando o classifica como favorito. Em um dicionário inglês-português, ele pode colocar etiquetas como: Dicionário, Inglês, Estudo etc.
Uma estrela aparece vazia no final do endereço do site. Clicando sobre ela, o site é automaticamente favoritado -e o interior da estrela, preenchido.
O segundo clique sobre a estrela abre um menuzinho para atribuir mais detalhes ao site, como pasta de favoritos em que ele deve ficar ou tags.
Nas buscas, outro destaque é a hora de digitar o endereço de um site. A barra de endereços virou um buscador interno que vasculha as páginas recém-visitadas e favoritadas.
A versão final do programa ainda não foi lançada, mas um versão candidata a ser a final, em português, pode ser baixada em www.mozilla.com/en-US/firefox/all-rc.html. (GVB)


Texto Anterior: Atalhos
Próximo Texto: Flash é essencial para quem quer ver vídeos na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.